Futuro

Com melhor resultado da história, Brasil vai ao Top 10 da Olimpíada Internacional de Matemática

por: Redação Hypeness

É do Brasil! A matemática brasileira alcançou sua melhor colocação da história na 61ª Olimpíada Internacional de Matemática e terminou a disputa em décimo lugar. Ao todo, a edição deste ano contou com a participação de 105 países. A equipe do Brasil totalizou 165 pontos e ficou à frente de países como a Alemanha,  o Japão e o Canadá. Esta é a maior competição científica é a maior do mundo para estudantes do Ensino Médio.

Primeira mulher a vencer o ‘Nobel da matemática’ estudou formas das bolhas de sabão

Os integrantes da equipe brasileira que competiu na Olimpíada Internacional de Matemática.

A seleção brasileira dos números foi formada por Pedro Gomes Cabral (Fortaleza-CE). Bernardo Peruzzo Trevizan (São Paulo-SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura (Maricá-RJ), Francisco Moreira Machado Neto (Fortaleza-CE), Gabriel Ribeiro Paiva (Fortaleza-CE) e Pablo Andrade Carvalho Barros (Teresina-PI). Todos eles, medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que ainda passaram por testes seletivos e um processo de treinamento para a competição internacional.

Matemática ou mágica? Veja um círculo grande passar por um pequeno quadrado

Foi uma ótima recompensa por todo o esforço que eu coloquei nessa preparação nos últimos cinco anos. A dedicação contínua, as aulas preparatórias do meu colégio e os treinamentos proporcionados pela OBM me ajudaram muito”, celebrou Pedro Cabral.

O time contou com o apoio e orientação dos professores Carlos Gustavo Moreira, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca. Ao todo, os brasileiros conquistaram uma medalha de ouro e cinco de prata.

A importância da matemática falecida aos 97 anos que decifrou códigos nazistas

Estamos muito contentes com o resultado brasileiro, que foi bastante homogêneo. Todos os alunos foram muito bem. Isso mostra o vigor e a solidez do nosso programa de Olimpíadas, formado a partir da OBM, que tem mais de 40 anos de tradição e conta com uma equipe de voluntários de excelente nível”, avaliou o professor Carlos Gustavo.

A Olimpíada Internacional de Matemática acontece desde 1959 e é destinada a alunos do Ensino Médio que tenham entre 14 e 19 anos e ainda não esteja na faculdade. A edição deste ano estava marcada para acontecer em São Petersburgo, na Rússia, mas sofreu alterações por conta da pandemia do coronavírus. As provas foram realizadas em centros de aplicação escolhidos pela comissão organizadora em cada país participante. No Brasil, elas aconteceram na Universidade Federal do Ceará (UFC) e no IMPA.

 

Publicidade

Fotos: Assessoria de Imprensa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
NASA pousa uma nave espacial num asteroide pela primeira vez na história