Ciência

Como as girafas dormem? Fotos respondem a essa pergunta e viralizam no Twitter

por: Redação Hypeness

Como girafas dormem? Muita gente talvez nunca tenha se feito essa pergunta, mas ela certamente gera curiosidade. Um usuário do Twitter resolveu compartilhar sua ‘descoberta’ com algumas imagens de girafas bebês em estado de sono e as fotos viralizaram rapidamente, afinal, não é nada fácil dormir com um pescoço do tamanho do de uma girafa, certo?

– Girafas entram na lista de espécies ameaçadas de extinção

Por seu tamanho e peculiar corpo, girafas tem rotina de sono muito curiosa: a maioria dorme 40 minutos por dia e algumas podem ficar dias sem dormir por conta do estresse

Quando pequenas ou pouco ameaçadas por predadores, as girafas entortam seus pescoços para dormir mais tranquilas, em uma posição muito curiosa. Entretanto, essa posição que viralizou no Twitter é muito rara; comumente, girafas dormem em pé (e com as orelhas para cima, em caso da chegada de predadores).

Dá uma olhada em como elas descansam durante a infância e em zoológicos:

– Foto de caçadora norte-americana ao lado de girafa africana rara gera revolta nas redes

Fofo, né? Uma usuária até lembrou que os cisnes e outros pássaros dormem de forma parecida (escondendo a cabeça por debaixo das asas). Os gansos, por seu longo pescoço, fica em posição parecida:

“Com até 2,4 metros de pescoço, a hora do sono é um perigo para elas! Ao deitar, a girafa relaxa o pescoço e fica vulnerável ao ataque de predadores. Por isso, dorme cerca de 30 minutos por dia, divididos em seis turnos de 5 minutos”, afirma Guilherme Domenichelli, biólogo e autor do livro ‘Girafa tem Torcicolo?’, à Revista Recreio.

– Por que será que existem girafas ‘albinas’ no Quênia?

“Elas dormem durante as pausas da alimentação. Raramente as girafas se deitariam fora de um ambiente de zoológicos, afinal, é difícil se levantar dessa posição. Mas, quando ficam com o pescoço desse jeito, elas evitam que suas cabeças caiam no chão e permitem que seus músculos se relaxem completamente durante o sono R.E.M”, explicou Florian Sicks, biólogo e curador dos mamíferos no Zoológico de Tierpark, em Berlim, em entrevista ao portal Deustche Welle.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que é a Pedra de Roseta, o mais importante documento arqueológico sobre o Egito Antigo?