Sustentabilidade

Conheça a loja de departamentos que só vende produtos reciclados

05 • 10 • 2020 às 21:07
Atualizada em 07 • 10 • 2020 às 18:49
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Berlim continua a dar passos largos em criar um mundo mais sustentável. A novidade da cidade é a B-Wa(h)renhaus, uma loja que revende roupas, discos e produtos eletrônicos tidos como “velhos” ou “estragados” por seus proprietários originais, mas que foram consertados por uma equipe especializada de técnicos e colocados à venda novamente com garantia de um ano. A loja fica dentro de uma Karstadt, famosa rede de departamentos alemã. 

5 mudanças simples de atitude para ser mais sustentável durante os jogos do Mundial

A inauguração da primeira loja B-Wa(h)renhaus, em Berlim, na Alemanha.

O nome da iniciativa é um trocadilho em alemão. “Warenhaus” quer dizer “loja de departamentos” enquanto “Wahrenhaus” seria algo como “casa conservada”. A ideia original era que a revenda funcionasse apenas por seis meses, no terceiro andar de uma das unidades da Karstadt. Com o sucesso da iniciativa, a rede pretende abrir mais quatro outros negócios semelhantes em outras lojas da capital alemã. A expectativa é que haja uma revendedora em cada um dos bairros da cidade até 2030. 

Supermercado sustentável no Distrito Federal cria alternativas para reduzir o impacto no meio-ambiente

A loja revende roupas, equipamentos eletrônicos e outros objetos de segunda mão, mas em perfeito estado.

Há três anos, nós começamos a coletar todos os tipos de produtos usados ​​que as pessoas têm em suas adegas ou sótãos. Coisas que estão bem preservadas e funcionando, mas não estão mais sendo usadas. O objetivo é dar a essas coisas uma nova vida com alguém que possa usá-las“, explica Dorothee Winden, porta-voz da cidade, ao “Bloomberg CityLab”. 

Desde 2008, políticas governamentais da administração berlinense conseguiram reduzir o lixo doméstico anual em 11kg por pessoa. Agora, o objetivo é expandir cada vez mais esse mercado sustentável e incentivar as pessoas a terem um estilo de consumo mais ecológico. 

Lego lança linha sustentável com plástico feito a partir de cana de açúcar

Publicidade

Canais Especiais Hypeness