Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A expedição científica do Instituto Alfred-Wegener, a maior já realizada no Polo Norte, retornou para a Alemanha nesta semana, com conclusões nada animadoras sobre as mudanças climáticas. A equipe do navio quebra-gelo Polarstern verificou que a camada de gelo do Ártico está derretendo “a um ritmo alarmante”. O processo pode levar à emergência de vírus e bactérias mortais, que se encontram “adormecidos” nas camadas mais profundas sob o gelo.
– Calor dos últimos dias tem a ver com aquecimento global e veio para ficar, diz especialista
A expedição contou com especialistas de 20 países, que pesquisaram por mais de um ano na região – a maior parte do período, em condições extremas como escuridão absoluta e temperaturas de até -39,5°C. Durante o verão, os cientistas viram com os próprios olhos o avanço do descongelamento da banquisa do Ártico, considerado como “o epicentro do aquecimento global”.
Esse ambiente inóspito, mas fascinante, é vítima de um círculo vicioso: quando o gelo ou a neve desaparecem, dão lugar ao oceano ou a uma vegetação, que refletem menos os raios solares e absorvem o calor. O fenômeno eleva as temperaturas da água e do ar, piorando, assim, o problema.
– Aquecimento global causará mais mortes que doenças infeciosas até final do século, aponta estudo
Os especialistas a bordo da expedição também estudaram a vida sob o gelo e coletaram amostras de água para analisar o plâncton vegetal e as bactérias. A pesquisa trará mais detalhes sobre um fenômeno que preocupa a comunidade científica: o reaparecimento de vírus e bactérias retidos nas camadas mais profundas e que podem emergir à superfície, na medida em que o gelo se transforma em água.
– Aquecimento global faz Ártico ferver e Sibéria registra quase 40 graus
Os especialistas esperam que a pandemia de coronavírus leve a uma tomada de consciência sobre os riscos não apenas das mudanças climáticas, como da exploração das riquezas do Polo Norte. A região é cortejada e disputada desde o século 16 – mas o degelo das banquisas traz à luz novos horizontes econômicos, como minérios, gás e petróleo.
Publicidade
A onda contra o consumo de plástico está cada vez mais entrando no nosso dia a dia. No Brasil, o Rio de Janeiro deu o...
Aquilo que já é realidade em muitos países do mundo enfim começa a chegar como novidade por aqui. Máquinas que...
Os sanduíches de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo se tornaram tão famosos que, hoje em dia,...
Em sua 12ª edição e organizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, o Congresso...
Os incêndios na região da Califórnia e do Oregon, estados da costa oeste dos EUA, provocaram céus apocalípticos...
Os veganos que têm filhos geralmente se veem em um dilema: como transmitir aos pequenos o conceito de uma...
É diante da crise que as empresas tendem a se reinventar, como ocorreu com a Pocheco, uma fábrica de envelopes...
Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de...
Talvez, enquanto você lê esta matéria, o hit 'Watermelon Sugar', de Harry Styles, possa ficar se repetindo na sua...