Criatividade

Desenhar com ambas as mãos pode desbloquear traços de sua personalidade, segundo este artista

por: Redação Hypeness

O artista Igor Dobrowolski precisou de algumas sessões de terapia e muita análise pessoal para identificar que sua forma de pintar e esculpir externalizam personalidades diferentes dele mesmo. Ele percebeu que suas obras variavam de acordo com as características de quatro tipos diferentes de figuras psicológicas dentro dele — a tirana, a contemporânea, a criança interior e a feminina — e isso era potencializado de acordo com a mão que ele utilizava para criar.

Artista cria retratos surrealistas para tentar ilustrar os mistérios da mente

De costas, Igor Dobrowolski observa suas pinturas.

A mão esquerda, por exemplo, o despertou para o lado emocional de sua criança interior. Em um relato publicado em seu site, Igor conta que entender esse processo o levou a um estado de transe. “Há muito tempo, sei que existe uma criança muito forte em mim. Uma das descobertas mais importantes foi quando comecei a pintar apenas com a mão esquerda”, conta, “Eu não esperava por isso, mas depois de algumas horas, vi que estava deitado no chão, balançando as pernas com a língua para fora como uma criança. Esqueci o tempo e as barreiras, literalmente como uma criança; foi uma experiência poderosa para mim. Comecei a criar usando meu lado infantil.

Pesquisa comprova que gatos copiam as personalidades de seus donos

O artista percebe sua personalidade feminina nas esculturas que faz.

Igor explica que ainda está em um processo de autoconhecimento sobre o tópico, mas percebe as diferenças de personalidades expressas em suas obras. Ele conta que cada forma de arte tem o seu próprio caminho de criação — fazer pinturas a óleo difere de como inventar esculturas, por exemplo — e isso tudo está atrelado à escolha de suas mãos. Processos criativos produzidos pela mesma personalidade psicológica têm resultados diferentes de acordo com a mão utilizada para isso. 

O lado tirânico de Igor é percebido por ele na criação de seus relevos. “Você pode ver brutalidade, angularidade, bordas bem definidas, a paleta de cores monocromática em relevos. Até agora, tentei conter todos os meus personagens em minhas pinturas a óleo contemporâneas sem saber”, explica. 

O animal que você vê primeiro nesta imagem diz muito sobre a sua personalidade

Exemplo de pinturas feitas com a mão esquerda revelam a identidade da criança interior do artista.

 

À esquerda, uma obra da personalidade tirana; à direita, uma contemporânea.

Publicidade

Fotos: Igor Dobrowolski


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Alguém substituiu os dinossauros em Jurassic Park por furões gigantes – e o resultado é fofo e cômico