Ciência

Ele descobriu uma senhora de 92 anos vivendo na zona de exclusão de Chernobyl com seu filho

por: Redação Hypeness

Chernobyl voltou a ser tema de conversas no ano passado, quando a HBO lançou a série homônima sobre o desastre nuclear. O programa voltou a chamar atenção para a cidade ucraniana e fez aumentar o interesse em visitar o que restou dela. Benjamin Rich, um youtuber britânico, foi uma dessas pessoas. O que ele não esperava era encontrar uma família vivendo na zona de exclusão — como ficou conhecida a área evacuada por conta dos altos níveis de radiação.

Animais prosperam mesmo vivendo na zona de exclusão de Chernobyl

Igor é um dos cerca de 200 moradores da Zona de Exclusão, em Chernobyl.

Mesmo após autoridades ordenarem que os moradores de Chernobyl deixassem os locais afetados pelo desastre, alguns deles decidiram ficar. Cerca de 200 pessoas ainda moram no raio de 30 quilômetros demarcado após a explosão do reator 4. Em 1986, na época do acidente, esse número era de 1,2 mil, que viviam ali ilegalmente. 

Chernobyl: radiação do ar na Ucrânia sobe com incêndio próximo da antiga usina nuclear

Entre as pessoas que ainda moram na zona de exclusão, estão um homem chamado Igor e sua mãe, uma idosa de impressionantes 92 anos. Os dois se encontraram por acaso com o youtuber, que visitava a região, e acabaram conversando por um período dentro da casa em que os ucranianos vivem. 

Fungo de Chernobyl pode proteger astronautas da radiação espacial tóxica

Apesar dos sabidos efeitos prejudiciais à saúde causados pela proximidade com a radiação, os dois familiares parecem estar sobrevivendo bem mesmo ali, na zona. Eles contaram que o governo local costumava visitá-los com frequência para medir os níveis de radiação e determinar se eles estavam aptos a receber um auxílio financeiro por conta do ambiente. O dinheiro parou de entrar há pouco tempo, quando a radiação limite passou a terminar a alguns metros da casa. 

Assista ao vídeo:

Publicidade

Fotos: Bald and Bankrupt/YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Por que a vacina para a Covid-19 não vai fazer a vida voltar ao normal num passe de mágica