Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“Esse preto não vai entrar no meu condomínio”. Essa foi a mensagem que um usuário do iFood enviou à hamburgueria Ham Burger após o motoboy Elson Oliveira Santos tentar fazer a entrega do pedido. A conversa foi printada pela gerente da loja, que administrava o chat do iFood e decidiu denunciar o racismo nas redes sociais.
O caso aconteceu no domingo (25) e foi publicado por Ana Carolina Borges na segunda-feira (26). Depois de o cliente dizer que “Esse preto não vai entrar no meu condomínio”, chamar o entregador de macaco e pedir um motoboy branco, o restaurante falou que não tolerava racismo e não faria a entrega. O cliente respondeu “Adeus. Não uso restaurante judaico”.
A história repercutiu nas redes sociais e lembrou o caso de Matheus, entregador que foi vítima de racismo em um condomínio de luxo em São Paulo. Relembre a história:
– Motoboy é vítima de racismo de homem branco: ‘Você tem inveja disso aqui [minha cor]’
Mensagens racistas e antissemitas foram enviadas para restaurante no iFood
“Entramos em contato com o cliente via chat e as ofensas ocorreram por lá mesmo. Onde o cliente disse que não aceitaria um “macaco” entregar o pedido dele e exigiu um entregador branco. Nesse momento cancelamos o pedido do racista e falamos para o Elson retornar para a loja e contamos o motivo pra ele”, afirmou Éder Leandro Rocha, dono da hamburgueria Ham Burger à Catraca Livre.
– Coronavírus fez entregadores de delivery trabalharem mais e receberem menos
Ana Carolina explicou a Elson o que havia acontecido. Ele afirmou estar muito sentido com o caso. “Na hora, não acreditei. Voltei de cabeça baixa. É muito dolorido quando acontece com você. Você não espera que isso vá acontecer, porque tem muitos meios de comunicação que falam sobre isso e as pessoas continuam com esses atos”, lamentou o entregador à TV Anhanguera.
Ana Carolina, Elson e Éder Leandro Rocha, dono da hamburgueria, abriram um B.O por racismo em uma delegacia em Goiânia. A delegada Sabrina Leles afirmou que vai pedir ao aplicativo os dados do cliente responsável pelo pedido para abertura de inquérito.
O condomínio de luxo afirmou que vai pedir ao iFood os dados do cliente: “O residencial também solicitará ao aplicativo de entrega de comida que informe a localização exata do cliente na hora do pedido, pois seu sistema permite que o solicitante esteja em local diferente do endereço da entrega”, diz o comunicado.
– Fuzil apontado na cara de repórter da CNN expõe racismo endêmico da sociedade brasileira
Confira a postagem original de Ana Carolina e o recado de Elson, vítima de racismo, no Twitter:
como vocês sabem, eu gerencio a hamburgueria do meu irmão. ontem, no final da noite, tivemos um pedido no aldeia do vale e quando o entregador estava chegando lá, pedi para que ela liberasse a portaria para que ele pudesse entrar. tive essas palavras como resposta. + pic.twitter.com/UNwyk5l8xD
— carol (@carolxctavia) October 27, 2020
Neste vídeo, o entregador Elson Oliveira agradece pelas mensagens de apoio recebidas, desde que o caso de racismo sofrido por ele veio à tona: pic.twitter.com/NhTIs6nSER
— galtiery rodrigues (@GaltieryR) October 27, 2020
Publicidade
Morreu Ricardo Boechat. O jornalista estava a bordo de um helicóptero que caiu na manhã de hoje em São Paulo....
Um armazém que reciclava e revendia preservativos usados foi descoberto durante uma operação da polícia do Vietnã...
Nomeado nessa sexta-feira, 2, para integrar a Comissão de Anistia, o ex-sargento do Exército - durante o regime...
Um funcionário de uma empresa de alimentos do Chile recebeu cerca de 1,6 milhões de reais por engano e, na hora de...
A prisão do sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues por traficar 39 kg de cocaína em um avião da Força...
Após um mês de internação, o vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), faleceu por complicações da...
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) mostrou à polícia mensagens trocadas com seu marido na investigação...
O Papai Noel do Instagram nesse fim de ano não agradou muita gente. A plataforma promoveu uma grande mudança no feed...
A menstruação é um processo plenamente natural do corpo humano. Então, por que ela ainda é vista como tabu e um...