Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“Esse preto não vai entrar no meu condomínio”. Essa foi a mensagem que um usuário do iFood enviou à hamburgueria Ham Burger após o motoboy Elson Oliveira Santos tentar fazer a entrega do pedido. A conversa foi printada pela gerente da loja, que administrava o chat do iFood e decidiu denunciar o racismo nas redes sociais.
O caso aconteceu no domingo (25) e foi publicado por Ana Carolina Borges na segunda-feira (26). Depois de o cliente dizer que “Esse preto não vai entrar no meu condomínio”, chamar o entregador de macaco e pedir um motoboy branco, o restaurante falou que não tolerava racismo e não faria a entrega. O cliente respondeu “Adeus. Não uso restaurante judaico”.
A história repercutiu nas redes sociais e lembrou o caso de Matheus, entregador que foi vítima de racismo em um condomínio de luxo em São Paulo. Relembre a história:
– Motoboy é vítima de racismo de homem branco: ‘Você tem inveja disso aqui [minha cor]’
Mensagens racistas e antissemitas foram enviadas para restaurante no iFood
“Entramos em contato com o cliente via chat e as ofensas ocorreram por lá mesmo. Onde o cliente disse que não aceitaria um “macaco” entregar o pedido dele e exigiu um entregador branco. Nesse momento cancelamos o pedido do racista e falamos para o Elson retornar para a loja e contamos o motivo pra ele”, afirmou Éder Leandro Rocha, dono da hamburgueria Ham Burger à Catraca Livre.
– Coronavírus fez entregadores de delivery trabalharem mais e receberem menos
Ana Carolina explicou a Elson o que havia acontecido. Ele afirmou estar muito sentido com o caso. “Na hora, não acreditei. Voltei de cabeça baixa. É muito dolorido quando acontece com você. Você não espera que isso vá acontecer, porque tem muitos meios de comunicação que falam sobre isso e as pessoas continuam com esses atos”, lamentou o entregador à TV Anhanguera.
Ana Carolina, Elson e Éder Leandro Rocha, dono da hamburgueria, abriram um B.O por racismo em uma delegacia em Goiânia. A delegada Sabrina Leles afirmou que vai pedir ao aplicativo os dados do cliente responsável pelo pedido para abertura de inquérito.
O condomínio de luxo afirmou que vai pedir ao iFood os dados do cliente: “O residencial também solicitará ao aplicativo de entrega de comida que informe a localização exata do cliente na hora do pedido, pois seu sistema permite que o solicitante esteja em local diferente do endereço da entrega”, diz o comunicado.
– Fuzil apontado na cara de repórter da CNN expõe racismo endêmico da sociedade brasileira
Confira a postagem original de Ana Carolina e o recado de Elson, vítima de racismo, no Twitter:
como vocês sabem, eu gerencio a hamburgueria do meu irmão. ontem, no final da noite, tivemos um pedido no aldeia do vale e quando o entregador estava chegando lá, pedi para que ela liberasse a portaria para que ele pudesse entrar. tive essas palavras como resposta. + pic.twitter.com/UNwyk5l8xD
— carol (@carolxctavia) October 27, 2020
Neste vídeo, o entregador Elson Oliveira agradece pelas mensagens de apoio recebidas, desde que o caso de racismo sofrido por ele veio à tona: pic.twitter.com/NhTIs6nSER
— galtiery rodrigues (@GaltieryR) October 27, 2020
Publicidade
A época das festas pode ser um momento de esperança, união, mas também de protesto. Ao menos para a apresentadora...
“Eu quero ver outro médico. Não acredito em você.” A frase foi dita por um paciente com Covid-19 ao médico...
O jornalista e apresentador do ‘Bom Dia São Paulo’ Rodrigo Bocardi acabou perdendo a linha e ficou revoltado com a...
A vitória da Coreia do Sul diante da Alemanha foi bastante celebrada por torcedores mexicanos. Isso porque a seleção...
Um estudo coordenado pelo pesquisador Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola...
Plácido Domingo abusou de seu poder na comunidade das óperas. Segundo 27 mulheres que formalizaram uma denúncia no...
O Rio Branco Futebol Clube, um time do estado do Acre, anunciou através de suas redes sociais a contratação do...
Até o momento, a vigilância sanitária confirmou 45 casos de toxoplasmose em São Paulo. Segundo o órgão, o...
Lá se vão 20 anos desde que Fernandinho Beira-Mar foi preso em um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da...