O colégio Montecastelo, em Vigo, na Espanha, escolheu usar a grade curricular para ensinar igualdade de gênero de forma prática. A instituição colocou seus alunos homens para aprenderem a cuidar da casa em tarefas simples como passar roupa, lavar a louça e cozinhar, atividades que, socialmente, costumam ser colocadas como atribuições femininas.
– Anúncio explica a desigualdade de gênero no trabalho de forma simples e brilhante

Alunos do colégio Montecastelo separam as flores para montar um mosaico.
A disciplina prática foi uma solução encontrada pela escola para mostrar aos alunos que tarefas domésticas devem ser divididas entre aqueles que vivem em um mesmo lar, sem distinção pelo sexo. Apesar de ter sido parcialmente criticada, a iniciativa do colégio apenas reforça que algo precisa ser feito para corrigir essa construção histórica.
– Ilustrações divertidas mostram que a luta pela igualdade de gênero está longe de acabar
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, constatou que as mulheres gastam mais de 21 horas semanais em atividades da casa. Enquanto isso, homens passam apenas 11 horas nas mesmas funções. O contexto brasileiro não é uma exceção. Ele apenas confirma como, historicamente, as mulheres foram educadas a assumirem essas tarefas em função e para os homens.
– Quadrinho explica por que as mulheres se sentem tão cansadas

As aulas de passar roupas são supervisionadas por professores.

Cada aluno tem a sua própria mesa de trabalho para treinar.

Lavar a louça também está entre as tarefas ensinadas no curso.

Os alunos da Montecastelo preparam o um mosaico de flores.

As aulas de costura também fazem parte do currículo.

A fachada do colégio Montecastelo, em Vigo, na Espanha.
