Criatividade

Este acampamento em Roterdã tem barracas feitas totalmente de veículos reaproveitados

por: Vitor Paiva

Um acampamento cultural e sustentável na Holanda comprova a máxima de que tudo pode e deve ser reciclável. Localizado em Roterdã, segunda maior cidade dos países baixos a cerca de 78 km da capital, Amsterdã, o Cultural Campsite oferece não só uma série de incríveis cabines feitas de materiais reaproveitados para hospedar os visitantes, como o próprio acampamento é reciclado: antes de ser transformado por uma equipe de designers e artistas, o local costumava ser um estacionamento – transformado em um imenso jardim verde onde ficam os “objetos arquitetônicos”, como são chamadas as barracas.

O Cultural Campsite foi pensado em perfeita harmonia com a belíssima tradição arquitetônica de Roterdã – e as cabines foram projetadas e realizadas individualmente, por artistas que procuraram transformar a experiência da hospedagem em algo especial não só através do conforto, mas também da estética – e da conscientização sobre a necessidade do reaproveitamento de materiais.

Uma das mais populares cabines, a Ervilha, por exemplo, foi feita a partir de silos antes utilizados para armazenar ração animal. O camping também oferece práticas como aulas de Ioga e cursos de design sustentável.

Todas as cabines são espaçosas e devidamente isoladas para combater o frio que toma a cidade durante o inverno – o acampamento é localizado a somente 10 minutos do centro de Roterdã, mas o cenário ao redor é florido e pleno em árvores e verde. Os donos do Cultural Campsite construíram o local com a colaboração de artistas e designers holandeses com o propósito de oferecer uma experiência única de acampamento – não com tendas e barracas.

“No Cultural Campsite você irá dormir em um dos diversos objetos arquitetônicos construídos a partir do reaproveitamento e do upcycling de materiais”, diz o site. “Eles são menores que uma casa pequena, mais excitantes que uma tenda e diferentes de todas as acomodações dos campings luxuosos”.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem de 12 anos reforma e decora casa da família em 1 semana com somente 50 libras