Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A historiadora Cristiane Garcia Teixeira descobriu um texto apócrifo que, segundo ela, pode ser de autoria de Machado de Assis. Durante uma pesquisa para sua tese de mestrado, a pesquisadora encontrou algumas edições de uma antiga publicação jornalística na qual o jovem Machado colaborava, com textos assinados e não assinados. A descoberta ainda é levada como hipótese, mas a teoria é, segundo alguns especialistas, muito forte. As informações são do UOL Tab.
– Machado de Assis tem nova tradução lançada nos EUA e esgotada em um dia
Evidências mostram que texto não assinado poderia ser de Machado; atribuição de textos não assinados, é, entretanto, difícil
Foi na edição 10 da ‘Espelho – Revista de litteratura, modas, industria e artes’, de 1859, que Cristiane encontrou uma curiosa biografia de Dom Pedro II. Não assinado, o texto trazia algumas características do texto machadiano: além de ser escrito em primeira pessoa, ela percebeu uma ‘assinatura’ do autor: antes de falar de política, negar que falaria sobre política.
– Faculdade cria ação para retratar Machado de Assis como ele era: um intelectual negro
Mas não é só isso: Cristiane observou que o texto se posicionava nas mesmas páginas ocupadas por Machado em edições prévias da revista e também observou que, em dois números anteriores da publicação (6 e 9), havia um anúncio de que haveria uma sessão de biografias assinada pelo escritor.
“Tem duas coisas que são muito dele: a primeira é a escrita em primeira pessoa; a segunda é o negaceio que ele faz muito bem. Ele diz ‘não vou escrever sobre política’, mas quando ele fala isso é porque justamente vai escrever sobre política. E na biografia, ele diz que não vai se ater a esse campo, que vai deixar para os historiadores e tal, mas é justamente assim que apresenta as informações”, afirmou a historiadora ao UOL Tab.
– Pesquisador encontra por acaso possível última foto de Machado de Assis em vida
Apesar de existirem fartas evidências de que o texto é de Machado, não há prova concreta. É claro que a hipótese é bem reforçada e pode mostrar uma nova linha nos textos apócrifos desse ícone da literatura brasileira. Mas, ainda assim, a tese é controversa.
– Obra completa de Machado de Assis para download é tudo que você precisa
“Como ela mesma [Cristiane] argumenta, a atribuição de autoria para esses textos é controversa. Era comum àquela altura esse tipo de texto não assinado. A meu ver há um complicador: se de fato o texto é de Machado de Assis, ele no entanto é de um Machado muito jovem, cujo estilo ainda não está sequer cristalizado. Isso não desmerece a hipótese e a argumentação da historiadora, mas adiciona uma camada de dúvida”, argumenta o Professor de Teoria e História Literária na Universidade de Princeton (EUA), Pedro Meira Monteiro, ao Tab.
Publicidade
Frida Kahlo é reconhecida por sua força e por uma vida marcada por incidentes de saúde - a artista sobreviveu à...
Liam Gallagher, o icônico e eterno vocalista do Oasis está de volta – e não somente como cantor. Tendo lançado um...
A Casa Invisível (Invisible House) fica localizada em Joshua Tree, uma região no meio do deserto da Califórnia, nos...
Se os bonequinhos de ação representam heróis, nada mais justo que, no lugar de figuras da guerra, os heróis da arte...
A 75ª edição do Festival de Veneza terminou no sábado (8), e a lista de prováveis indicados ao Oscar 2019 já pode...
Mesmo na era digital, com arquivos e aplicativos facilitando o acesso à música, os vinis voltaram com tudo. As capas,...
Depois de rodar o mundo e fazer o maior sucesso em cidades como Tóquio, Barcelona, Cidade do México, Moscou,...
Game of Thrones é um dos seriados de maior sucesso da atualidade e recentemente pessoas do mundo todo vibraram com o...
Já falamos aqui no Hypeness de luminárias em formato de sistema solar, de lua cheia, inspiradas na vida marinha e de...