É provável que nenhum desenho animado tenha provocado tanta especulação, teorias e debates quanto Caverna do Dragão – e não somente sobre seu sentido, detalhes e segredos escondidos, mas principalmente sobre o final da série, que foi exibida nos EUA originalmente entre 1983 e 1985, e que estreou no Brasil em 1986. Um último episódio, intitulado Réquiem, chegou a ser escrito pelo roteirista Michael Reaves, mas o desenho foi cancelado antes de sua feitura – pois agora, um grupo de animadores amadores decidiu utilizar os próprios desenhos originais como matéria-prima para enfim realizarem o episódio final de Caverna do Dragão – e o subiram para o Youtube.
No desenho, os personagens Henry, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby são transportados para um universo paralelo durante um passeio em uma montanha russa intitulada Dungeons & Dragons (nome original do desenho em inglês) através de um portal. Nele os adolescentes passam a portar armasmágicas e assumir novas funções – como magos, cavaleiros, acrobatas, guardas e bárbaros – e tem de contar com a orientação do Mestre dos Magos para enfrentar o vilão Vingador e conseguirem voltar pra casa.
Acima, o Mestre dos Magos, e abaixo o Vingador
Dos 28 episódios escritos, somente Réquiem, o final de Caverna do Dragão, não foi produzido.
“Os criadores desse episódio são primeiramente fãs, e animadores amadores em segundo lugar”, diz a descrição do vídeo no Youtube. “Há muitas coisas que gostaríamos de ter feito diferente, mas estamos muito orgulhosos do que consegui,os realizar e temos esperanças de que aqueles que amam esse desenhos como nós ficarão satisfeitos com o resultado”. Segundo consta, o final original estabelecido por Reaves – mantendo o destino dos personagens em aberto no roteiro – acontece aos 28 minutos da animação: o restante dos eventos mostrados no episódio recriado são ideias dos criadores envolvidos – que oferecem, a partir de conceitos e linhas narrativas de episódios anteriores, uma conclusão definitiva para Caverna do Dragão.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.