Ciência

Forte clarão no céu assusta moradores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na última madrugada

por: Karol Gomes

Moradores de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm relatado um forte forte clarão que cortou o céu na madrugada desta quinta-feira (1). O fenômeno foi causado pela passagem de um meteoro superluminoso.

– Homem capta o momento em que um raio atinge seu jardim e levanta debate sobre nossas vidas filmadas

A luz criada pelo corpo celeste durou cerca de 6 segundos e terminou em uma explosão intensa, que superou a luz refletida pela Lua em direção à Terra. O facho luminoso foi tão intenso que transformou noite em dia em Caxias do Sul (RS).

– Câmera mostra explosão de meteoro no céu do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas; veja vídeo

De acordo com a Bramon, o superbólido — nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua — se movia a aproximadamente 60,9 mil km/p. A explosão da rocha espacial aconteceu a 22 km de altitude, sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul.

Conforme imagens divulgadas pela Bramon (Brazilian Meteor Observation Networks), organização mantida por voluntários e colaboradores interessados no estudo dos astros e fenômenos celestes.

Publicidade


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados; confira