Ciência

Gato de Cuiabá é comprovadamente o 1º contaminado com Covid-19 no Brasil

por: Redação Hypeness

Como o coronavírus podem afetar animais de estimação têm sido uma dúvida desde o início da pandemia. E o caso do primeiro infectado no Brasil, um gato, que vive em Cuiabá, pode começar a responder algumas perguntas.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da capital mato-grossense. A contaminação ainda está sendo investigada pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) de Cuiabá.

– Verdades e mentiras sobre os animais e o coronavírus

Segundo o jornal O Globo, o animal infectado é uma gata com poucos meses de vida. Além disso, mais um gato e um cachorro da mesma família também estão sendo avaliados como possíveis contaminados.

– Empresa lança álcool gel para pets que não prejudica saúde do animais

A contaminação de gatos tem sido recorrente desde os primeiros meses da pandemia. Ainda em abril, dois animais foram confirmados com diagnósticos positivos para a covid-19 nos Estados Unidos.

Em maio, um estudo divulgado na renomada publicação New England Journal of Medicine confirmou a suspeita de que o coronavírus é capaz de infectar gatos. A pesquisa também apontou que é provável a contaminação entre os animais, além das infecções provenientes de humanos. Não há nenhum estudo científico, no entanto, que comprove que animais possam transmitir o novo coronavírus para seus donos.

– Coronavírus: homem atua no resgate de gatos e cachorros abandonados em cidade fantasma

Diante do caso, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) da cidade reforçou a importância de pessoas que tenham um diagnóstico positivo para a doença permaneçam isoladas também dos seus animais de estimação.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Por que a vacina para a Covid-19 não vai fazer a vida voltar ao normal num passe de mágica