Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) e a SOS Mata Atlântica reunem um time de peso para uma série de lives sobre o meio ambiente. Com o título de “E ainda assim a Terra se comove”, a série é apresentada por Galviani Neves, curadora-chefe do MuBE, que, em cada live, entrevista um artista, cientista ou ativista ambiental. A transmissão é feita pelas redes sociais do museu.
– 5 pesquisadoras brasileiras de meio ambiente que são referência internacional
O MuBE está aberto para visitas em esquema de agendamento prévio.
O nome das lives é uma referência à frase que teria sido dita por Galileu ao ser obrigado a contradizer sua afirmação de que a Terra gira em torno do Sol, diante do tribunal da Inquisição, em 1633. “Ainda assim, ela se move”, teria falado o cientista.
A programação começou no último dia 22 e vai até o dia 26 de novembro, sempre às quintas-feiras, no horário das 17h. A participação é gratuita e pode ser acompanhada em tempo real pelo Zoom. O link de cada live é disponibilizado no Instagram do museu.
– Escola da Terra: ONU e TED se unem para criar conteúdo educacional online e gratuito
22 de outubro
“Produzir, conservar, colaborar”
Com representantes do “Pretaterra”, o maior hub agroflorestal do Brasil: Thiago Rocha Pitta (artista multimídia), Paula Costa (engenheira florestal, bióloga e especialista em sistemas agroflorestais e silvicultura) e Valter Ziantoni (biólogo e especialista em agroflorestal e gerenciamento).
29 de outubro
“Conviver para resistir, pertencer para não degradar”
Com Edgar Kanaykõ Xakriabá (do povo indígena Xakriabá (MG), Mestre em antropologia) e Jean Paul Metzger (professor titular no Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP).
– Curso encoraja pessoas a deixar cidade e ensina transição para o campo
05 de novembro
“Os impactos no clima como sinais de alerta do planeta”
Com Letícia Ramos (artista visual) e Tasso Azevedo (engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima e coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (Seeg) e MapBiomas.
12 de novembro
“Imaginar para habitar: ações potentes de descarte e reciclagem de resíduos”
Com representantes do Coletivo Dulcineia Catadora e Ana Maria de Meira (engenheira florestal, doutora em Ciências e educadora ambiental do Programa USP Recicla).
19 de novembro
“A terra guarda a memória de todos os nossos passos: ecologia, patrimônio e cultura”
Com Juliana Cerqueira Leite (escultora) e Angela Kuzcah (bióloga, diretora executiva da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação e idealizadora da campanha ‘Um Dia no Parque)
26 de novembro
“Cultura e biologia, espaço e corpo: relações no antropoceno”
Com Rodrigo Braga (artista plástico) e Ricardo Cardim (paisagista, mestre em botânica, diretor da Cardim Arquitetura Paisagística e criador da técnica “floresta de bolso”).
Publicidade
A anemia é o problema nutricional mais comum em todo o mundo, acometendo cerca de 2 bilhões de pessoas. Mas, como...
Em breve, as famosas eurotrips, viagens feitas pelas principais cidades da Europa, vão ganhar um novo meio de...
Nada mais comum quando vamos comprar frutas, legumes ou verduras do que manusear os alimentos à procura daqueles mais...
Mesmo estando cansados de saber que frutas e verduras encontrados em feiras e mercados vêm infestados de pesticidas e...
A busca por alternativas mais naturais já extrapolou a alimentação e mais recentemente chegou aos produtos de...
Os animais em extinção são um bom exemplo de como a ocupação humana prejudicou a diversidade da natureza em...
Os incêndios na região da Califórnia e do Oregon, estados da costa oeste dos EUA, provocaram céus apocalípticos...
A blogueira Lauren Singer conseguiu tornar realidade o que parecia uma distante utopia para qualquer um que se preocupe...
Os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba enfrentam um grave problema ambiental desde o último dia 16. Dezenas...