Sustentabilidade

Grandes nomes do meio ambiente e da arte se reúnem em série de lives

por: Redação Hypeness

O Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) e a SOS Mata Atlântica reunem um time de peso para uma série de lives sobre o meio ambiente. Com o título de “E ainda assim a Terra se comove”, a série é apresentada por Galviani Neves, curadora-chefe do MuBE, que, em cada live, entrevista um artista, cientista ou ativista ambiental. A transmissão é feita pelas redes sociais do museu. 

5 pesquisadoras brasileiras de meio ambiente que são referência internacional

O MuBE está aberto para visitas em esquema de agendamento prévio.

O nome das lives é uma referência à frase que teria sido dita por Galileu ao ser obrigado a contradizer sua afirmação de que a Terra gira em torno do Sol, diante do tribunal da Inquisição, em 1633. “Ainda assim, ela se move”, teria falado o cientista. 

A programação começou no último dia 22 e vai até o dia 26 de novembro, sempre às quintas-feiras, no horário das 17h. A participação é gratuita e pode ser acompanhada em tempo real pelo Zoom. O link de cada live é disponibilizado no Instagram do museu

Escola da Terra: ONU e TED se unem para criar conteúdo educacional online e gratuito

Veja a programação:

22 de outubro
“Produzir, conservar, colaborar”
Com representantes do “Pretaterra”, o maior hub agroflorestal do Brasil: Thiago Rocha Pitta (artista multimídia), Paula Costa (engenheira florestal, bióloga e especialista em sistemas agroflorestais e silvicultura) e Valter Ziantoni (biólogo e especialista em agroflorestal e gerenciamento).

29 de outubro
“Conviver para resistir, pertencer para não degradar”
Com Edgar Kanaykõ Xakriabá (do povo indígena Xakriabá (MG), Mestre em antropologia) e Jean Paul Metzger (professor titular no Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP).

Curso encoraja pessoas a deixar cidade e ensina transição para o campo

05 de novembro
“Os impactos no clima como sinais de alerta do planeta”
Com Letícia Ramos (artista visual) e Tasso Azevedo (engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima e coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (Seeg) e MapBiomas.

12 de novembro
“Imaginar para habitar: ações potentes de descarte e reciclagem de resíduos”
Com representantes do Coletivo Dulcineia Catadora e Ana Maria de Meira (engenheira florestal, doutora em Ciências e educadora ambiental do Programa USP Recicla).

19 de novembro
“A terra guarda a memória de todos os nossos passos: ecologia, patrimônio e cultura”
Com Juliana Cerqueira Leite (escultora) e Angela Kuzcah (bióloga, diretora executiva da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação e idealizadora da campanha ‘Um Dia no Parque) 

26 de novembro
“Cultura e biologia, espaço e corpo: relações no antropoceno”
Com Rodrigo Braga (artista plástico) e Ricardo Cardim (paisagista, mestre em botânica, diretor da Cardim Arquitetura Paisagística e criador da técnica “floresta de bolso”).

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O dia em que Joaquin Phoenix salvou uma vaca do abate e faz amizade com dono do matadouro