Criatividade

Halloween: aprenda a receita do horripilante e delicioso ‘pão dos mortos’

por: Redação Hypeness

A receita perfeita para o Halloween está aqui: o pão dos mortos. Calma, não precisa se assustar. Ele nada mais é do que um pão preto feito com alho, tomilho, molho pesto e decorado cogumelos cortados em forma de caveiras. Parece assustador, mas não é. Inclusive, é muito gostoso e fácil de fazer, caso você esteja procurando receitas para compor o visual do dia das bruxas (mas sem aglomeração, viu?).

10 ideias criativas de comidas para surpreender no Halloween

O “pão dos mortos” é uma ideia de Lori Castellon, do blog “Castellon’s Kitchen”. Ela conta que já estava cansada de testar essa receita do pão e estava prestes a publicá-la no blog, quando seu marido sugeriu que ela cortasse os cogumelos em forma de caveiras. “Eu sabia que tinha que fazer a receita de novo. Era uma ideia tão boa que eu não poderia publicar a receita sem elas (as caveiras)”, escreveu a cozinheira no post. Ela tem outras receitas para o dia das bruxas em sua conta no Instagram

A coloração sombria do pão caseiro vem de tinta de lula, mas fique tranquilo que o pão não tem cheiro ou gosto de fruto do mar. “Não se deixe assustar. É só para colorir. O pão não tem sabor nem cheiro de peixe depois de cozido. Vai cheirar levemente a mar enquanto a massa não está cozida, mas garanto que não terá o mesmo sabor depois de assada”, diz. O pão é temperado com ervas frescas como tomilho, salsa, orégano e manjericão, mas cada um coloca o tempero que mais lhe agrada. 

O passo a passo do ‘pão dos mortos’

Para fazer a massa do pão com tinta de lula você vai precisar de:

  • 2 xícaras de farinha de pão
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento seco ativo
  • 1 colher de sopa de azeite (e mais um pouco para untar)
  • 1/2 colher de chá de tinta de lula
  • 1 xícara de água quente (a 110 graus)

Primeiro misture, usando uma tigela de tamanho médio, os seguintes ingredientes: farinha, alho em pó (ou bem picado), sal e fermento. Coloque o azeite e mexa suavemente.

Enquanto isso, dissolva a tinta de lula na água morna e, quando estiver pronta, use um garfo para misturá-la à tigela com a farinha até formar uma massa. Com as mãos, amasse bastante até ter certeza de que nada ficou de fora. 

Pai tem a melhor reação quando seu filho diz que quer se vestir de princesa no Halloween

“Recheio” do pão deve ficar descansando antes de ir para a massa.

Quando a massa estiver homogênea, retire-a da tigela e a coloque sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Sove levemente até formar uma bola. 

Limpe e unte a tigela que você usou para fazer a massa. Coloque a massa nela e coloque azeite até toda superfície da massa estar azeitada. Cubra a tigela com papel filme e deixe de lado por cerca de duas horas para dobrar o volume.

Use as mãos para trabalhar a farinha solta na massa enquanto está na tigela até que esteja quase totalmente incorporada. Vire sobre uma superfície enfarinhada e sove levemente, formando uma bola com a massa. Limpe e seque a tigela que você usou para misturar a massa. Unte a tigela e coloque a massa nela e enrole para cobrir a massa com óleo. Cubra com filme plástico e reserve para dobrar de volume. Cerca de 2 horas.

Lua Azul vai deixar o Halloween deste ano mais especial; veja os detalhes da Blue Moon

Enquanto a massa cresce…

É hora de preparar os crânios de cogumelo! Para fazer as cabeças, opte pelo champignon (Cogumelo de Paris). Também separe alguns do tipo Portobello para dar mais sabor à cobertura (embora você também possa utilizá-los para fazer o crânio).

Como fazer os crânios?

Com um canudo, fure o cogumelo até o fim para criar dois olhos em cada lado. Use uma faca para cortar os orifícios do nariz e as hastes para criar os dentes nos dois lados. Depois, corte-o em duas metade e, voilá, você já tem duas cabeças. Guarde os pedaços de cogumelo cortados para refogar depois. 

Para dar forma aos cogumelos, use uma faca e um canudo.

Recheio do pão

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 120 gramas de crânios de cogumelo
  • 1/2 xícara de chalotas em fatias finas (podem ser substituídas por cebola roxa)
  • 4 ou 5 dentes de alho cortado em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de vinho Jerez (ou outro ao seu gosto)
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de tomilho
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1/2 xícara de molho pesto
  • 1 xícara de queijo gouda pesto ralado
  • Misturas de ervas frescas (use as suas favoritas ou o que tiver em mãos)
  • Cobertura opcional: aceto balsâmico 

O queijo gouda ao pesto, também conhecido como queijo gouda verde, dá um sabor especial ao pãozinho.

Primeiramente, derreta a manteiga em uma frigideira grande. Quando estiver quente, acrescente os crânios de cogumelo e refogue por cerca de 5 a 8 minutos. Adicione as chalotas, o alho e o Jerez e continue a cozinhar até que todo o líquido esteja cozido (o que deve levar mais uns três ou cinco minutos). Adicione as folhas de tomilho, sal e pimenta. Reserve.

Esmalte Balsâmico

  • 1 xícara de vinagre de aceto balsâmico reduzido para 1/3 xícara
  • Mel a gosto

Em fogo médio, reduza o vinagre de aceto balsâmico para cerca de 1/3 de xícara. Esfrie e adicione mel a gosto. Reserve e regue o pão, se desejar.

Pré-aqueça o forno

Coloque uma pedra para pizza ou uma assadeira sem borda no andar inferior do seu forno e pré-aqueça a 260 graus (fogo alto).

Lembra da massa? 

Pegue a tigela que ficou em espera enquanto a massa dobrava de tamanho. Retire a massa e corte-a em quatro pedaços iguais. Faça uma bola com cada um dos pedaços e pincele-os com azeite.  Deixe descansando por dez minutos no plástico filme. 

Depois, pegue um pedaço de papel manteiga. Embebede as mãos de azeite e pegue um dos pedaços da massa de forma bastante cuidadosa. Coloque-o sobre o papel manteiga e suavemente amasse a superfície com a ponta dos dedos. Em seguida, alise com as mãos para dar suavidade à superfície, que deve ficar no formato de um pão. de 20cm. Faça o mesmo nos outros pedaços de massa. Coloque sobre a massa o molho pesto com o queijo gouda verde ralado, a mistura de cogumelos e a chalota.

Coloque a massa na pedra da pizza ou na assadeira e leve ao forno por 10-12 minutos. Para retirar do forno, puxe o papel manteiga sobre uma assadeira. Transfira para uma tábua e deixe esfriar por 5 minutos e depois corte transversalmente em triângulos. Coloque as ervas frescas e regue com o esmalte balsâmico. 

 

Publicidade

Fotos: Lori Castellon/Castellon's Kitchen


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cheiro de livro: perfume traz fragrância com aroma de 1 milhão de livros