Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A receita perfeita para o Halloween está aqui: o pão dos mortos. Calma, não precisa se assustar. Ele nada mais é do que um pão preto feito com alho, tomilho, molho pesto e decorado cogumelos cortados em forma de caveiras. Parece assustador, mas não é. Inclusive, é muito gostoso e fácil de fazer, caso você esteja procurando receitas para compor o visual do dia das bruxas (mas sem aglomeração, viu?).
– 10 ideias criativas de comidas para surpreender no Halloween
O “pão dos mortos” é uma ideia de Lori Castellon, do blog “Castellon’s Kitchen”. Ela conta que já estava cansada de testar essa receita do pão e estava prestes a publicá-la no blog, quando seu marido sugeriu que ela cortasse os cogumelos em forma de caveiras. “Eu sabia que tinha que fazer a receita de novo. Era uma ideia tão boa que eu não poderia publicar a receita sem elas (as caveiras)”, escreveu a cozinheira no post. Ela tem outras receitas para o dia das bruxas em sua conta no Instagram.
A coloração sombria do pão caseiro vem de tinta de lula, mas fique tranquilo que o pão não tem cheiro ou gosto de fruto do mar. “Não se deixe assustar. É só para colorir. O pão não tem sabor nem cheiro de peixe depois de cozido. Vai cheirar levemente a mar enquanto a massa não está cozida, mas garanto que não terá o mesmo sabor depois de assada”, diz. O pão é temperado com ervas frescas como tomilho, salsa, orégano e manjericão, mas cada um coloca o tempero que mais lhe agrada.
Para fazer a massa do pão com tinta de lula você vai precisar de:
Primeiro misture, usando uma tigela de tamanho médio, os seguintes ingredientes: farinha, alho em pó (ou bem picado), sal e fermento. Coloque o azeite e mexa suavemente.
Enquanto isso, dissolva a tinta de lula na água morna e, quando estiver pronta, use um garfo para misturá-la à tigela com a farinha até formar uma massa. Com as mãos, amasse bastante até ter certeza de que nada ficou de fora.
– Pai tem a melhor reação quando seu filho diz que quer se vestir de princesa no Halloween
“Recheio” do pão deve ficar descansando antes de ir para a massa.
Quando a massa estiver homogênea, retire-a da tigela e a coloque sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Sove levemente até formar uma bola.
Limpe e unte a tigela que você usou para fazer a massa. Coloque a massa nela e coloque azeite até toda superfície da massa estar azeitada. Cubra a tigela com papel filme e deixe de lado por cerca de duas horas para dobrar o volume.
Use as mãos para trabalhar a farinha solta na massa enquanto está na tigela até que esteja quase totalmente incorporada. Vire sobre uma superfície enfarinhada e sove levemente, formando uma bola com a massa. Limpe e seque a tigela que você usou para misturar a massa. Unte a tigela e coloque a massa nela e enrole para cobrir a massa com óleo. Cubra com filme plástico e reserve para dobrar de volume. Cerca de 2 horas.
– Lua Azul vai deixar o Halloween deste ano mais especial; veja os detalhes da Blue Moon
É hora de preparar os crânios de cogumelo! Para fazer as cabeças, opte pelo champignon (Cogumelo de Paris). Também separe alguns do tipo Portobello para dar mais sabor à cobertura (embora você também possa utilizá-los para fazer o crânio).
Com um canudo, fure o cogumelo até o fim para criar dois olhos em cada lado. Use uma faca para cortar os orifícios do nariz e as hastes para criar os dentes nos dois lados. Depois, corte-o em duas metade e, voilá, você já tem duas cabeças. Guarde os pedaços de cogumelo cortados para refogar depois.
Para dar forma aos cogumelos, use uma faca e um canudo.
O queijo gouda ao pesto, também conhecido como queijo gouda verde, dá um sabor especial ao pãozinho.
Primeiramente, derreta a manteiga em uma frigideira grande. Quando estiver quente, acrescente os crânios de cogumelo e refogue por cerca de 5 a 8 minutos. Adicione as chalotas, o alho e o Jerez e continue a cozinhar até que todo o líquido esteja cozido (o que deve levar mais uns três ou cinco minutos). Adicione as folhas de tomilho, sal e pimenta. Reserve.
Em fogo médio, reduza o vinagre de aceto balsâmico para cerca de 1/3 de xícara. Esfrie e adicione mel a gosto. Reserve e regue o pão, se desejar.
Coloque uma pedra para pizza ou uma assadeira sem borda no andar inferior do seu forno e pré-aqueça a 260 graus (fogo alto).
Pegue a tigela que ficou em espera enquanto a massa dobrava de tamanho. Retire a massa e corte-a em quatro pedaços iguais. Faça uma bola com cada um dos pedaços e pincele-os com azeite. Deixe descansando por dez minutos no plástico filme.
Depois, pegue um pedaço de papel manteiga. Embebede as mãos de azeite e pegue um dos pedaços da massa de forma bastante cuidadosa. Coloque-o sobre o papel manteiga e suavemente amasse a superfície com a ponta dos dedos. Em seguida, alise com as mãos para dar suavidade à superfície, que deve ficar no formato de um pão. de 20cm. Faça o mesmo nos outros pedaços de massa. Coloque sobre a massa o molho pesto com o queijo gouda verde ralado, a mistura de cogumelos e a chalota.
Coloque a massa na pedra da pizza ou na assadeira e leve ao forno por 10-12 minutos. Para retirar do forno, puxe o papel manteiga sobre uma assadeira. Transfira para uma tábua e deixe esfriar por 5 minutos e depois corte transversalmente em triângulos. Coloque as ervas frescas e regue com o esmalte balsâmico.
Publicidade
Brasileiros que viajam pelo mundo já se chocaram com valores surreais cobrados por frutas. Desde banana embalada...
O trabalho que a russa Anna Zhirova faz sobre macarons, doce típico francês, é rico em detalhes e de uma técnica...
A Vitamina B9 (ou folato) está em muitos alimentos básicos do nossodia a dia, como feijões, vegetais verde escuros,...
O Museu de História e Arte de Ontario, na Califórnia, exibiu um tijolo de suco de uva desidratado, que era usado para...
Até o mais profundo apreciador da culinária japonesa vai se surpreender com o ingrediente especial que esse...
Alimentos feitos à base de plantas estão no foco de pequenos e grandes empreendimentos. Sem ingredientes animais, os...
Entre tantas coisas que considero urgentes no Brasil, a alimentação é uma das top dez da minha lista. Eu não quero...
Quer você tenha crescido na região ou esteja morrendo de vontade de apresentar novos sabores às suas papilas...
Se, em boa parte do mundo, o noodle é um prato que serve de base para os mais arriscados e não ortodoxos temperos e...