Debate

Homem negro e gay é agredido por três homens em SP: ‘Viadinho, preto safado’, disseram

por: Yuri Ferreira

O jovem Robson Gael foi mais uma vitima do racismo e da homofobia em São Paulo. Em um vídeo publicado nas redes sociais ontem, ele, que é negro e gay, foi agredido por três homens brancos no centro capital paulista. As imagens rapidamente se espalharam pela internet.

Segundo o jovem, os homens estavam embriagados e começaram a agredi-lo, chamando-o de ‘viadinho’ e ‘preto safado’. Robson ficou machucado, com cortes na boca. Segundo o relato da vítima, Guardas Civis Metropolitanos pararam o conflito e não se sabe, até então, se os agressores foram pelo menos detidos.

– Por isqueiro, trans sofre agressão física, descaso policial e deboche em hospital

Jovem preto e gay é mais uma vítima do racismo e da LGBTFobia no centro de São Paulo

“Eu estou aqui cortado. Todo machucado. Fui abordado por três indivíduos brancos e héteros aqui no centro de SP. Me agrediram pelo simples fato de ser gay e negro. Mas isso não é base para que saiam agredindo as pessoas. Estou todo ensanguentado, agora já melhorou um pouquinho mais”, afirmou o jovem nas redes sociais.

– Mulher negra que tomou soco e recebeu xingamento racista de PM pagou fiança para ser solta

No vídeo publicado no Instagram, há imagens de moradores gravando as agressões e os xingamentos. Ele levava o seu cachorro para passear no momento, e, segundo seu relato, o animal também foi agredido. Robson prestou queixa contra os indivíduos na Delegacia.

“Em pleno país onde a maioria da população é negra, a gente precisa passar por umas coisas dessas. Ah, e pra você que ainda acha que não existe racismo neste país, esses cortes aqui na minha boca e as lesões que eu tenho pelo corpo sejam prova viva”, afirmou a vítima.

– Pais negros ensinam seus filhos a lidar com a polícia em vídeo poderoso que alerta pra força do racismo institucional

Veja o vídeo com a agressão e o relato de Robson:

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Desplante: Monica Benini celebra a retirada das próteses de silicone, ‘me reencontrei’