Ciência

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

por: Redação Hypeness

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, liderada pelo cardiologista Ethan Weiss, da Universidade da Califórnia, foi publicada no fim de setembro.

Sauna é fator decisivo para longevidade e doenças cardíacas, conclui estudo de 30 anos

As análises científicas foram feitas usando como base 116 adultos inicialmente, mas apenas 105 foram até o fim. Eram homens e mulheres entre 18 e 64 anos que apresentaram sobrepeso ou obesidade e foram divididos em dois grupos. 

O primeiro grupo aderiu à prática do jejum intermitente e só pode comer de 12h às 20h. O outro grupo foi autorizado a fazer três refeições por dia, incluindo lanches entre eles. Ao final das 12 semanas do estudo, o que se observou é que a diferença na perda de peso entre os participantes dos dois grupos foi ínfima: 1,17% para os praticantes do jejum e 0,75% para o outro. Além disso, nenhum dos dois grupos apresentou redução significativa relativa a gordura corporal. 

CEO come ração por 30 dias pra provar que sua marca é boa o suficiente para os cães

A pesquisa vem de encontro ao que é dito com frequência sobre os resultados do jejum intermitente. Acontece que a maioria das pesquisas que sustenta a teoria de que restrição alimentar é eficaz no controle metabólico e na redução de peso vem de experimentos feitos com animais ou feitos com poucos adultos por um período muito curto. 

Outro fato observado pelos pesquisadores é que o grupo que aderiu ao jejum apresentou uma redução maior de massa magra corporal. Porém, os dados também não são estatisticamente relevantes. Em resumo, os que praticaram o jejum perderam, em média, 1,7kg, sendo que 1,1kg de massa magra  e apenas 500 gramas de gordura. 

57% aumentaram o consumo de vegetais e 44% mudaram hábitos alimentares na pandemia, aponta pesquisa

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Natal terá Júpiter e Saturno com alinhamento mais próximo da Terra desde Idade Média