Tecnologia

João Carlos Martins toca piano com luvas biônicas, 20 anos após perder movimentos; veja vídeo

por: Redação Hypeness

“Haja coração”. O perfil no Instagram do maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins não poderia ter escolhido melhor legenda para um vídeo compartilhado, em que o artista parece emocionado ao interpretar uma música de Bach no piano com a ajuda de luvas biônicas. 

Um dos principais intérpretes, como pianista, da obra de Johan Sebastian Bach, João Carlos Martins teve sua carreira interrompida por uma série de problemas. Primeiro, foi golpeado com uma barra de ferro durante um assalto na Bulgária e, com o passar dos anos, também os movimentos da mão esquerda, devido a uma doença chamada Contratura de Dupuytren. Depois, se envolveu em um acidente – caiu sobre uma pedra jogando bola no Central Park, em Nova York -, em 2018. 

– Luvas biônicas criadas por fã ressuscitam mãos do maestro João Carlos Martins

Martins passou por 24 cirurgias. Elas ajudaram a aliviar a dor, mas não recuperaram o movimento completo de suas mãos. O pianista já havia anunciado sua aposentadoria, pois os médicos não lhe davam mais esperanças de recuperar o movimento das mãos. 

Ele chegou a conseguir tocar somente com os polegares e fez uma apresentação de despedida no ‘Fantástico’, da TV Globo. Depois foi trabalhar como maestro, atuando com as funções motoras que ainda tinha. 

– Maestro João Carlos Martins vai reger concerto com temas de Star Wars em SP

Até que, ao final de um concerto em Sumaré, no interior de São Paulo, depois de muito esperar na calçada, um desconhecido conseguiu entrar no camarim para lhe entregar um estranho par de luvas pretas que estava desenvolvendo. 

“Ele deve ter pensado que eu era maluco”, lembra o designer industrial Ubiratã Bizarro Costa, 55, à Folha. Foi exatamente o que Martins pensou, já acostumado com as figuras que lhe aparecem nos camarins prometendo curas milagrosas. 

– Maestro João Carlos Martins prepara coral de crianças refugiadas

O artesão anônimo tinha feito o primeiro protótipo baseado apenas em fotos e vídeos das mãos do pianista projetadas em 3D. Na semana passada, Martins foi à casa de Bira para experimentar e ajustar um novo protótipo. Com hastes de aço sobre os dedos, que funcionam como molas, presas a uma placa de fibra de carbono, as luvas mecânicas cobertas com neoprene custaram a Bira R$ 500 com a compra de material.

O registro da emoção de João Carlos Martins não atingiu apenas os fãs do músico como também algumas celebridades. “Após várias lesões, o pianista brasileiro João Carlos Martins perdeu a capacidade de mover os dedos. Mas depois de mais de 20 anos sem poder tocar – um par de luvas “biônicas” o está trazendo de volta. Ele está chorando. Estou chorando. Você está chorando”, escreveu o jogador de basquete norte-americano Rex Chapman.

– Violoncelista negro preso por causa do racismo possui trajetória brilhante na música

A premiada atriz de Hollywood Viola Davis, também compartilhou o momento nas suas redes sociais. “‘Não desista, apesar de todas as dificuldades’” – este é o lema principal de João Carlos Martins”, escreveu. 

O maestro comemorou a menção e fez um convite a Viola. “Eu não acredito! Que honra! Você é minha convidada em 27 de outubro de 2021, no Carnegie Hall, para comemorar os 60 anos da minha primeira aparição no Carnegie”. Esse encontro deverá ser épico, não é mesmo? 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Médicos não confiam na habilidade de relógios inteligentes em detectar apneia do sono