Arte

Lisa Ericson denuncia emergência climática por meio de criações mágicas

por: Redação Hypeness

Com pinturas hiper-realistas, a artista Lisa Ericson (@aqualisa) utiliza representações da vida animal e da natureza como um todo para trazer atenção à emergência climática. Por meio de artes quase mágicas, a ilustradora une universos marinhos, aéreos e terrestres em combinações que desafiam limites de habitat e alimentam a imaginação.

Lisa realiza as pinturas sobre painéis de madeira e costuma abordar temas específicos e relacionados aos impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente, como o branqueamento de corais e o deslocamento não-natural de animais.

“O assunto subjacente [de cada obra] pode ser baseado em uma questão do mundo real (branqueamento de coral, erosão de habitat, etc.), mas minha opinião sobre o tema não é científica, e não vou sacrificar o impacto da imagem em prol dessa exatidão”, explica a artista, em entrevista ao site “Colossal“.

“Gosto de girar a história de qualquer maneira que crie o maior impacto visual e emocional para o espectador.”

– Um mundo de sonhos, aventuras tropicais e cogumelos nas ilustrações de Ceci Lam

Pintura de uma ave com uma raposa em suas costas e uma cobra envolta na raposa. A ave está levando os outros dois animais pela água, como se os tivesse atravessando de um lado para outro

‘Safe Passage’ (‘Passagem Segura’, em tradução livre)

Ao falar sobre o próprio processo de criação, Lisa menciona a pesquisa de referências diversas. “Posso obter o estalo de uma ideia de várias fontes — livros, filmes, notícias, etc. —, mas as peças que eu gerei a partir dessas ideias ganham vida de várias maneiras”, conta.

“Primeiro, preciso de imagens. Uma grande quantidade de pesquisas visuais vai para cada peça. Às vezes, consigo usar algumas das minhas próprias fotos. Onde quer que eu vá, procuro pequenos momentos para fotografar e tenho uma coleção cada vez maior de fotos de musgo, folhas, galhos, flores, pedras, calçada, etc.”

– Ilustrações da Grande Barreira de Corais na primeira enciclopédia do mundo

“Mas, na maior parte do tempo, eu uso fotografia de arquivo para juntar minhas composições. Eles são como quebra-cabeças com um grande número de peças móveis que devem se encaixar perfeitamente”, continua a artista.

Eu escolho caminhar em uma certa linha entre o realismo e os elementos surreais ou mágicos de minhas pinturas. Os cenários que estou pintando não ocorrem naturalmente, mas também não são muito estranhos. E estou tentando retratá-los de forma tão realista, que você quase se deixa enganar por um momento ao acreditar neles.

Veja mais algumas das obras de Lisa Ericson logo abaixo:

Pintura de um urso polar sobre um pequeno pedaço de terra submerso, sem sinal de gelo ao redor

‘Beacon’ (‘Sinal de atenção’, em tradução livre)

Pintura de uma tartaruga com uma árvore cheia de borboletas sobre o casco

“Migration’ (‘Migração’, em tradução livre)

Pintura de uma tartaruga nadando e levando algumas flores com abelhas sobre o casco

‘Anchor’ (‘Âncora’, em tradução livre)

Publicidade

Fotos: Reprodução / Lisa Ericson / @aqualisa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Dira Paes diz que viralização de cenas picantes com Manoela Aliperti em minissérie ‘envaidece’