Fotografia

Livro de fotos antigas de casais homossexuais lembra o que a história tenta apagar

por: Redação Hypeness

A História pode tentar contar o contrário, mas o amor sempre existiu no mundo em suas mais variadas formas. Para provar isso, Hugh Nini e Neal Treadwell, dois autores americanos, investiram os últimos 20 anos na empreitada de procurar em leilões, brechós, casas de antiguidades e arquivos familiares registros de homens gays em momentos de ternura e afeto no século passado. O resultado virou livro: “Loving: A Photographic History of Men in Love 1850s-1950s” (“Amor: a história fotográfica de homens apaixonados de 1850 a 1950”, em tradução livre).

Fotógrafo viaja pelo mundo retratando homens gays e suas histórias

A capa do livro ‘Loving: A Photographic History of Men In Love”.

Ao todo, foram cerca de 2,7 mil fotos encontradas, registros claros do amor entre homens em épocas em que falar abertamente sobre orgulho LGBT era algo raro, às vezes até impossível. Mesmo sem que os personagens das imagens se conhecessem, os autores puderam identificar em todos eles a mesma expressão do amor. “Eles não tinham como saber um do outro. Mas o amor entre eles é tão similarmente expressivo que só poderia ter surgido de sua humanidade comum”, afirmam. 

Nos EUA, pesquisa revela que, pela primeira vez, homens gays têm melhores salários que héteros

Entre os registros, há a imagem de dois soldados nos Alpes austríacos, em 1945. Um amigo tirou a foto que um deles guardou escondida até sua morte, no começo dos anos 1990. Antes de partir, ele entregou a foto e o anel que usava nela a um familiar pedindo que aquele bem tão precioso fosse guardado em um lugar seguro. A coleção de fotos do livro reúne imagens tiradas nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Rússia, na França, na Alemanha, na Grécia e até no Japão.

Tumblr reúne fotos de namorados que mais parecem irmãos gêmeos

Ao site “Bored Panda”, os dois contaram que não acharam que a pesquisa que estavam fazendo interessaria alguém além deles mesmos. Até que mostraram as fotos que haviam reunido a um dos vendedores de quem compraram. “Ele viu os dois álbuns sem falar uma palavra. Quando chegou à última página, ele o fechou em silêncio e disse: ‘Vocês precisam publicar isso!’

Ainda bem que eles decidiram ouvir o conselho. Veja algumas fotos do livro: 

Publicidade

Fotos: Loving: A Photographic History of Men in Love 1850s-1950s


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os alpes franceses parecem montanhas de outro planeta pela fotografia infravermelha