Ciência

Lua azul: fenômeno astrológico raro poderá ser visto neste fim de semana

por: Redação Hypeness

Não, não é comum ter mais de uma lua cheia em um mês. Por isso o fenômeno, que acontece neste fim de semana, é conhecido como “Lua Azul”, apesar de não colorir a luz, que se apresentará como qualquer outra lua cheia: cinza claro, branco leitoso ou prateado.  segunda lua cheia de outubro está chegando neste fim de semana. 

O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais. Para que a “Lua Azul” ocorra, são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim como outubro de 2020!

Em 2015, a Lua Azul roubou a cena no jogo entre Yankees x Chicago White Sox, em Nova York

A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018. Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos.

A origem do nome: 

Segundo a Nasa, o termo Lua Azul surgiu na década de 1940. Na época, o Maine Farmer’s Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.

Para explicar as luas azuis em linguagem simples, a revista Sky & Telescope publicou um artigo em 1946 intitulado ‘Uma vez em uma lua azul’. E daí vem a expressão americana, usada para se referir a acontecimentos raros. 

O autor, James Hugh Pruett (1886-1955), citou o almanaque do Maine de 1937 e disse: “A segunda (Lua Cheia) em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul.” E assim nasceu a moderna Lua Azul. 

Ela inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cogumelos mágicos são usados como terapêuticos contra a ansiedade de pacientes em estado grave no Canadá