Debate

Maju Coutinho manda papo reto sobre racismo ao noticiar prisão equivocada no Jornal Hoje

por: Karol Gomes

O nome da jornalista Maju Coutinho ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, nesta quinta-feira (22), após uma fala poderosa sobre racismo e sociedade, durante a apresentação do Jornal Hoje, na TV Globo. 

A âncora do telejornal dava a notícia de um jovem que ficou preso por quase três anos sem ter cometido qualquer crime e finalmente foi solto nesta semana, no Distrito Federal. Após apresentar a notícia da soltura do jovem, Maju Coutinho afirmou: “Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado”.

– Autores de crime de racismo contra Maju Coutinho são condenados

Em 20 de dezembro de 2017, Lucas Moreira de Souza, de 26 anos, foi preso, enquanto empinava pipa perto da casa da tia, em Ceilândia. Na ocasião, ele foi acusado de cometer roubo qualificado e tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). 

– Maju Coutinho conhece espectadora mirim que se encantou com seu cabelo

O caso de Lucas ganhou repercussão esta semana, e foi parar no telejornal apresentado por Maju, após a Defensoria Pública do DF receber a denúncia de um policial, de que havia um jovem preso sem provas contundentes na penitenciária do DF.

– Maju Coutinho se emociona com capa, celebra representatividade e dá recado aos racistas

Lucas foi condenado com em reconhecimento feito pelas vítimas e chegou a ser condenado a 77 anos de prisão por um dos crimes. Mas, de acordo com a Defensoria Pública do DF, as evidências não confirmam que Lucas tenha praticado os crimes pelos quais ele foi condenado.

Publicidade

Foto: Reprodução / Rede Globo


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Disney é criticada por holograma projetado no Pão de Açúcar: ‘Não seja pateta’