Ciência

Marte estará maior e mais brilhante por estar mais próximo da Terra nesta terça

por: Redação Hypeness

Fique atento aos céus: o planeta vermelho está mais próximo de nós! Isso mesmo: Marte está em oposição ao Sol e está mais brilhante e mais visível a olho nu do que em qualquer outro momento do ano nessa terça-feira. Vamos explicar o porque desse fenômeno e também te explicaremos como poder observar de maneira mais clara nosso vizinho de sistema solar.

– Luas de Marte serão fotografadas com câmeras de 8k de definição

Lua e Marte ficaram bem próximos nos nosso campo de visão durante o início de outubro e nosso satélite chegou a ocultar nosso vizinho

O que vai acontecer chama-se fenômeno de oposição: em boa parte do tempo, Marte e a Terra não estão alinhados em suas órbitas. Entretanto, agora em outubro, eles estarão muito próximos. Nós e o planeta vermelhp estamos do mesmo lado do sol e nossas órbitas estão em um dos pontos mais próximos de si mesma, o que faz com que possamos observá-lo de maneira mais clara. Além disso, ele está no ponto oposto do sol, o que faz com que sua luz seja ainda mais intensa.

– Astrônomos encontram evidências de grande rio em Marte que correu há 3,7 bilhões de anos

“A melhor época para observarmos Marte é quando a distância entre ele e nós aqui na Terra é menor pois, estando mais perto dos nossos olhos, Marte estará visualmente maior e mais brilhante. E, quando estivermos olhando para Marte, o Sol estará às nossas costas, em posição oposta (daí o nome oposição para o fenômeno). Sendo assim, tão logo o Sol se põe do lado oeste, se olharmos do lado leste, com o Sol às nossas costas, veremos Marte ascendendo ao céu escuro da noite que acabou de começar”, explicou Dulcidio Braz Jr., professor de física, ao UOL.

– Nasa garante que uma mulher será o primeiro ser humano a pisar em Marte

É justamente alguns meses antes desse período que são enviadas as sondas que vão para marte. Nesse ano, três foguetes voaram em direção ao planeta vermelho (uma sonda estadunidense, uma dos Emirados Árabes Unidos e uma chinesa) e em breve elas farão seu pouso no solo marciano.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele descobriu uma senhora de 92 anos vivendo na zona de exclusão de Chernobyl com seu filho