Tecnologia

Médicos não confiam na habilidade de relógios inteligentes em detectar apneia do sono

por: Redação Hypeness

A pandemia do coronavírus fez oxímetros de pulso tornaram-se equipamentos desejados por quem pode comprar um. Isso porque o nível de saturação de oxigênio no corpo é um dos indicativos de que você pode estar sim com a Covid-19. O avanço do vírus fez o estoque da ferramenta acabar e foi então que as pessoas se viraram para os smartwatches e pulseiras inteligentes. Será que eles são confiáveis para dar indicativos de saúde, principalmente aqueles relativos à apneia do sono?

Ansiedade pode ser reduzida em 30% com sono profundo, aponta novo estudo

Mulher dorme enquanto o aparelho que ajuda a regular a respiração durante a noite fica apoiado sobre a mesa de cabeceira.

Mulher dorme enquanto o aparelho que ajuda a regular a respiração durante a noite fica apoiado sobre a mesa de cabeceira.

Especialistas estimam que cerca de 80% das pessoas que sofrem do distúrbio não sabem disso. Nos últimos anos, a tecnologia por trás de equipamentos como esse certamente evoluiu muito e é possível identificar problemas na respiração por meio dos relatórios enviados pelo relógio. Médicos e pesquisadores esperam que isso jogue luz sobre a questão, mas ainda não se pode confiar no aparato para comprovar estados clínicos.

Noites de suor: 5 causas comuns do suor noturno

Em entrevista ao “Verge” a diretora médica do Centro de Sono da Dakota do Norte, Seema Khosla, afirmou que os smartwatches podem ser mais úteis em identificar possíveis pessoas que precisem de um acompanhamento médico. “De qualquer forma, muitas pessoas fazem exames iniciais usando um oxímetro de pulso”, diz. “Ainda é necessário que a experiência clínica diga: ‘Isso faz sentido?’ Você não quer tratar o aparelho, você quer tratar o paciente.

Pesquisa mostra que o açafrão pode ser um grande aliado do sono

Um exame que atesta a apneia não é feito só através de dados da saturação de oxigênio. O fluxo de ar que entra e sai pelo nariz e a constrição das artérias do pulso também são aferidos. Os dois índices não podem ser calculados pelos relógios. A averiguação profissional também é necessária por conta da falta de informações sobre os métodos algorítmicos usados pelos equipamentos. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Racismo algorítmico: o que é e quais são os impactos da discriminação racial na tecnologia