Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Biólogos e especialistas em meio ambiente estão preocupados com o aumento de cetáceos (baleias e golfinhos) encalhados nas praias do litoral de Santa Catarina. Baleias minke, jubarte, piloto e golfinhos como a toninha estão sendo encontrados entre o litoral paulista e catarinense e não se sabe o que está causando esse fenômeno incomum na costa brasileira.
Apesar da variação no número de animais não ser exatamente grande, o que surpreende os especialistas são as espécies que estão sendo perdidas por encalhamento. Animais raros e extinção estão sendo encontrados sem vida nas praias catarinenses, incluindo espécies que quase nunca são registrados na região. O mistério paira nas águas do litoral sul.
– Árvore de 535 anos, mais antiga que o Brasil, é derrubada para virar cerca em SC
Baleia-piloto, tipo de golfinho raríssimo na costa, foi encontrado nas praias catarinenses
Um exemplo desse tipo de perda está nas toninhas. Esse tipo de golfinho está em grave ameaça de extinção e segundo os especialistas, a pesca ilegal pode ser um dos principais fatores para a perda dessas vidas, que representam a maioria das perdas por encalhamento nas praias catarinenses.
– Baleia tem cauda arrancada em SC e polícia investiga envolvimento de pescadores
“O que mais preocupa a gente é a questão das toninhas. É o golfinho que mais corre risco de extinção porque estão muitos próximos de onde tem ação humana. Mais de 50 % dos casos a gente encontra indícios de pesca, a toninha se enrola na rede”, diz o biólogo marinho e professor da Univali, André Barreto, que coordena o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PM-BS) em Santa Catarina e no Paraná.
Em São Francisco do Sul, uma baleia cachalote foi encontrada. A espécie é pouco recorrente em ambientes costeiros e sua aparição pode indicar algum tipo de desequilíbrio no oceano. Em cinco anos de projeto, ele nunca havia visto uma baleia-piloto no litoral entre São Paulo e Santa Catarina. O animal apareceu morto em Laguna (SC).
– Pescadores trabalham para salvar baleia encalhada em praia de Santa Catarina
“Infelizmente, esse número de mais de 50 cetáceos não é uma coisa incomum. A quantidade de animais está dentro da variação, um pouquinho acima dos últimos meses, mas nada que chama muito atenção. Os encalhes de animais oceânicos é que nos deixou intrigados, além dos frequentes encalhes e mortes de toninhas que têm preocupado”, disse.
Publicidade
Se alguém duvida da força autossuficiente da natureza para crescer, florescer e se multiplicar, pode estudar as...
Um homem foi atacado por um jacaré enquanto nadava em um lago proibido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O...
Responsabilidade ambiental e consciência sustentável precisam levar as empresas a repensarem não só o material que...
A melhor maneira de transformar o mundo é através da educação e é exatamente isso que uma escola na Índia vem...
Ao fazermos um prato com salada ou legumes, sempre temos a impressão de estarmos sendo saudáveis. Mas pouca caloria...
Pela primeira vez cientistas filmaram tubarões viajando por uma “estrada” submarina de mais de 800 km, no Oceano...
E se você tivesse uma ideia capaz de resolver dois grandes problemas de uma só vez? Oscar Mendez descobriu que era...
Como ninguém tinha pensado nisso antes? Os tetos dos pontos de ônibus da capital baiana antes eram apenas um espaço...
Até outubro do ano passado, o grupo ambiental Extinction Rebellion era praticamente inexistente, e começou suas...