Criatividade

Na Bélgica, a moda é imortalizar os pets em mosaicos na calçada

09 • 10 • 2020 às 17:06 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

No distrito de Schaerbeek, em Bruxelas, na Bélgica, a moda é instalar mosaicos em frente às casas retratando os mais amados animais de estimação de cada família. A novidade, que começou como um projeto único da artista Ingrid Schreyers, se tornou tendência e foi além: é hoje política pública. Sim, com o sucesso dos mosaicos de Schreyers, instalados nas calçadas das casas da região, o governo do distrito decidiu participar, e realizar a produção e instalação dos simpáticos mosaicos.

Qualquer mosaico criado por artistas locais ou mesmo pelos próprios residentes podem ser instalados nas calçadas – e ainda que muitos tenham escolhido retratar seus animais, evidentemente que essa não é uma exigência, e algumas famílias escolheram imagens diversas para adornar a entrada de suas casas.

A maioria, porém, imortalizou gatos e cachorros em seus mosaicos, que aos poucos estão se tornando atração na região. As fotos foram tiradas de matéria do site Colossal.

Publicidade

© fotos: Colossal


Canais Especiais Hypeness