Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se atualmente já passamos praticamente o dia inteiro conectados de uma forma ou de outra à internet, as baterias de nossos aparelhos, equipamentos e gadgets ainda não são capazes de acompanhar essa onipresença digital virtual. Da mesma forma que aos poucos os fios vão desaparecendo, o mesmo terá de acontecer com as baterias: alguma solução permanente que permita os aparelhos funcionarem sem interrupção. E a resposta parece que virá de uma espécie de reciclagem de energia: cientistas suecos criaram uma célula solar cuja tintura permite carregar aparelhos através da luz das lâmpadas que iluminam ambientes fechados.
Publicado na revista Chemical Science, o estudo promete revolucionar a questão da energia – e das baterias – em residências, escritórios, lojas e estabelecimentos que utilizem objetos e aparelhos smart que precisam de bateria para funcionarem. Liderada pela professora Marina Freitag, a equipe de cientistas do Departamento de Química da Unversidade de Uppsala, na Suécia, desenvolveu uma célula fotovoltaica capaz de reaproveitar 34% de toda luz visível em energia capaz de alimentar sensores e outros funcionamentos de aparelhos do dia-a-dia conectados à internet.
A Universidade de Uppsala, na Suécia
Utilizando uma tintura sensível fotovoltaica, a célula é ideial para uso em ambientes fechados, utilizando a luz de lâmpadas florescentes e LEDs como fontes de energia. “Enquanto gera grandes quantidades de energia, esses fotovoltaicos indoor também alcançam alta voltagem através de luz baixa, o que é importante para carregar os aparelhos”, diz Freitag. A pesquisa é uma parceria com a Unverisdade Técnica de Munique, e busca resolver um dilema ainda maior por vir: estima-se que no futuro, bilhões de aparelhos utilizarão energia de tais céulas para manter funcionando o fornecimento de, por exemplo, informações ambientais e a comunicação entre humanos e máquinas – a tal “internet das coisas”.
Publicidade
No capitalismo, todo produto um dia condenado ao ostracismo e ao esquecimento pode viver seu momento de fênix, e...
A morte do craque Diego Armando Maradona completou dois anos em plena Copa do Mundo, no último dia 25. Se para os...
A vistoria de vagões e trilhos na serra do mar paranaense, que antes levava uma hora ou mais para ser feita, agora tem...
Com um aumento dos serviços de pagamentos instantâneos e digitais, muita gente tem perdido muito dinheiro para...
Uma bateria gigante instalada pela Tesla no sul da Austrália foi responsável por uma economia de 40 milhões de...
Quem lembra do Nokia tijolão com jogo da cobrinha? Essa entidade mitológica da tecnologia está mais viva do que...
Enquanto a vacinação ainda não contempla toda a população, as máscaras seguem sendo nossos maiores aliados na...
O WhatsApp está testando uma nova ferramenta que permite desfocar e borrar informações de uma foto ao enviá-la no...
Assim como no Brasil, a subnotificação e a falta de exames na África parecem camuflar um quadro mais grave e severo...