Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A onça-pintada que ficou conhecida como Ousado após ser resgatada com ferimentos graves dos incêndios no Pantanal, foi solta nesta terça-feira (20), na região de Porto Jofre, em Poconé (MT), mesmo local onde foi encontrada em setembro.
Ousado se tornou símbolo dos animais queimados no Pantanal. Ele voltou ao habitat depois de 36 dias tratamento no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), em Corumbá de Goiás (GO).
– Incêndio que destruiu quase 30 mil hectares do Pantanal começou em grandes fazendas, diz PF
Quando o animal foi resgatado, no dia 17 de setembro, tinha queimaduras de terceiro grau e outros problemas de saúde, como grave desidratação com possíveis alterações renais. Tudo causado pela devastação dos incêndios no Pantanal.
– Jovens arrecadam frutas e verduras para animais do Pantanal que enfrentam escassez
Ousado recebeu tratamento com terapia de ozônio e laser, com o apoio da ONG Ampara Animal. As aplicações foram feitas nos pontos onde há lesões provocadas pelo fogo no intuito de acelerar a cicatrização e regenerar o tecido queimado. Isso permitiu rápida recuperação e, na última quinta-feira (15), recebeu alta.
Para o transporte de Corumbá de Goiás até Porto Jofre, Ousado foi anestesiado e recebeu um colar com GPS para monitoramento, com o objetivo de avaliar sua readaptação no retorno ao lar.
A onça-pintada foi transportada de carro até Porto Jofre e depois de barco até o local onde foi resgatado. Nos primeiros dias ela será acompanhado de perto pelos guias locais e pelo pesquisador Fernando Tortato (Panthera) para avaliação direta, enquanto os dados do colar serão avaliados pela equipe do CENAP-ICMBio.
– Pantanal perde 12% da vida em incêndio descontrolado e jaguatirica é novo animal a ser sacrificado
Um vídeo feito por Fernando mostra Ousado saindo da caixa de transporte. Depois que a porta é aberta, o animal fica parado por um tempo, enquanto observava a área. Depois, calmamente sai da caixa, mas logo que se ver livre e corre em direção à mata.
– Pantanal arde em chamas e registra crescimento de 200% nas queimadas
A volta do Ousado para seu habitat simboliza o esforço de todos que trabalharam no combate aos incêndios florestais e no resgate da fauna afetada. Além do ICMBio, participaram do resgate e tratamento a ONG AMPARA Animal/Silvestre, SEMA-MT, UFMT, Panthera e Pantanal Relief Fund.
Publicidade
Uma das hipóteses mais fortes sobre o começo da pandemia do novo coronavírus vincula seres humanos a animais...
Na década de 1970, o botânico japonês Akira Miyawaki, diante da descoberta de que então somente 0.06% das florestas...
Com o crescimento dos grandes centros urbanos, cada vez mais precisamos de áreas verdes para resgatar o contato com a...
A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu...
A blogueira Lauren Singer conseguiu tornar realidade o que parecia uma distante utopia para qualquer um que se preocupe...
O norte-americano Hal Taylor sempre gostou de ler enquanto se embalava em uma cadeira de balanço. Quando sua primeira...
Não faz muito que contamos aqui sobre a ambição da LEGO de deixar o plástico de lado e investir em um material bem...
O Brasil produz cerca de 64 milhões de toneladas de lixo por dia, sendo que quase metade é descartado de maneira...
Localizada na província canadense de Ontário, a cidade de Sudbury é a prova viva que a inegável resiliência da...