Ciência

Paciente tem perda auditiva repentina após contaminação por Covid-19

por: Redação Hypeness

Segundo um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ), um homem que pegou coronavírus teve perda auditiva repentina como consequência da doença. Após um mês internado na UTI com graves sintomas da covid-19, o homem começou a escutar um forte zumbido em seu ouvido esquerdo e logo perdeu totalmente a audição. 

Esse foi o primeiro caso registrado de perda de audição relacionado a covid-19 no Reino Unido. Entretanto, hpa evidências de casos raros em Estados Unidos, Hong Kong e China. A literatura é pouco farta para compreender que mecanismo de ação faz com que o Sars-Cov-2 afete a audição.

– Jovem recebe transplante duplo após ter dois pulmões destruídos pelo coronavírus

Esse foi o primeiro caso de covid-19 a causar surdez no Reino Unido, que enfrenta reabertura ampla e segunda onda do vírus, assim como outros países da Europa

O covid-19 não seria o primeira vírus a causar a SSNHL (surdez neurossensorial súbita). Há registros de pacientes que perderam a audição em decorrência da herpes, do sarampo e da caxumba na literatura, e a tese mais aceita é que por conta da inflamação causada por esses agentes patológicos, regiões do cérebro relacionadas a audição são afetadas.

– Sintomas de Covid-19 duram meses para alguns pacientes; entenda porquê

O paciente receber tratamento, mas os médicos não foram capazes de reverter a surdez do homem, que perdeu por completo a audição. “A perda da audição é muito importante e não pode ser deixada de lado nos estudos da covid-19. Estando consciente do risco da surdez neurossensorial, é importante que médicos façam o uso rápido de anti-inflamatórios que possam evitar que o paciente não seja acometido pela SSNHL.”, alerta o paper.

– Coronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudo

“Apesar do número baixo de estudos, é importante considerar a possibilidade da relação entre surdez neurossensorial e a covid-19. Estudos histopatológicos de pacientes com SSNHL mostraram que as pessoas acometidas pela surdez tiveram grande perda de cabelo e a patologia indica que além da inflamação, o estresse pode estar relacionado a doença”, afirmou o estudo.

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Morte de médico brasileiro de 28 ano que participava dos testes da vacina de Oxford preocupa