Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Esta é a primeira vez desde 2014, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a coletar dados de raça, em que o candidato médio a eleições no Brasil é negro. De acordo com dados analisados pelo G1 e coletado de candidaturas divulgados pelo TSE, a cor da pele predominante em outros anos era branca.
Ainda segundo o levantamento, no total, mais de 548 mil candidatos registrados para participar das eleições deste ano. Os números do TSE ainda podem ter alterações, com a atualização dos dados pelo órgão ou até com indeferimento e renúncia de candidatos.
De todas as candidaturas registradas, 49,9% são de pessoas que se declararam pardas ou pretas. Juntos, pardos e pretos formam os negros, segundo classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Também segundo o IBGE, o Brasil é um país cuja maioria da população é negra. Logo, pela primeira vez o perfil médio do candidato corresponde ao do eleitorado.
Já os brancos representam 47,8% do total de candidatos. Além disso, 0,4% se declaram indígenas e outros 0,4%, amarelos. Não há informação de raça de 1,6% dos registros. A proporção de candidatos negros nas eleições deste ano é a maior já registrada pelo TSE.
– Família de Marielle Franco cria agenda pública para candidaturas de todo o Brasil
Quanto às outras características, não houve muita diferença em relação ao perfil médio dos candidatos das últimas eleições municipais, em 2016, principalmente em relação a gênero: 67% são homens e 33% são mulheres. O percentual feminino, inclusive, é muito próximo do mínimo estabelecido em lei pela cota de candidatas mulheres que deve ser cumprida pelos partidos, de 30%. Também vale lembrar que, de acordo com o IBGE, as mulheres correspondem a mais da metade dos brasileiros (52%).
– Comentarista demitido após mandar jogador ‘pra senzala’ tinha grupo no WhatsApp com mesmo nome
Os candidatos são predominantemente casados (51%), com ensino médio completo (38%) e com uma média de 46 anos. Além disso, a ocupação mais comum é a de agricultor. Como há muitas ocupações registradas, porém, os dados são mais pulverizados neste caso. Assim, mesmo sendo a mais comum, a profissão de agricultor foi declarada por apenas 6,8% dos candidatos.
Publicidade
O apresentador Rodrigo Bocardi está entre os assuntos mais falados no Twitter após um momento de constrangimento no...
Donald Trump assinou uma ordem executiva que barrou a entrada de imigrantes sírios nos EUA, além de suspender as...
CDF, nerd, 'nerdola' - como diz Casimiro Miguel -, caxias, enfim! Há muitos nomes para zombar ou brincar com aqueles...
Aos 69 anos, lúcida e após vencer a covid-19, a cantora paraibana Elba Ramalho se tornou um dos nomes mais comentados...
Vídeo que mostra socorristas descobrindo que um idoso ainda estava vivo dentro do saco, a caminho do necrotério,...
A apresentadora da CNN e jornalista Glória Vanique está processando a Rede Globo de Televisão, sua antiga emissora,...
O suicídio de Champignon em 2013 deixou todo mundo consternado, ainda mais porque o músico falecia poucos meses...
Um país que não lê é um país fadado ao fracasso nas mais diversas frentes – simples assim. E se o Brasil já é...
Carrie Fisher foi muito além de uma atriz maravilhosa que deu vida à uma personagem memorável nas telonas, ela foi...