Ciência

Pesquisadores brasileiros criam ‘filtro de ar’ que elimina coronavírus de hospitais

por: Redação Hypeness

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão desenvolvendo um filtro de ar que elimina o coronavírus. A proposta é que o aparelho seja colocado em teste em hospitais o mais rápido possível. O equipamento conseguiria eliminar o Sars-Cov-2 de um dos ambientes em que há mais contágios de covid-19.

– USP desenvolve rodo com radiação que mata vírus no chão de hospitais

Protótipo tem a capacidade de eliminar vírus que causa covid-19 do ar em hospitais, mas precisa ser aprimorado por pesquisadores

Basicamente, esse aparato de ventilação consegue retirar o vírus do ar de hospitais. Segundo os pesquisadores – que mesclam estudantes e professores dos dois institutos – o projeto já foi aprovado em testes biológicos, mas ainda é necessário transformá-lo em menos ruidoso e, talvez, seja importante aumentar sua capacidade de filtragem (por enquanto, os testes operam em 40 litros de ar por minuto).

– Coronavírus: mulheres e universitárias, elas precisaram de 48h para sequenciar o Covid-19

“O equipamento filtra o ar utilizando basicamente a aceleração, projeção centrífuga e sedimentação, tratando 40 litros de ar por minuto, com um protótipo de pequeno porte. Estamos fazendo um modelo mais robusto para o dia a dia, com proteção para questões de ruído, limpeza, movimentação e tempo de operação”, afirmou Yuri CesarToledo, professor e coordenador do projeto.

Os hospitais se beneficiariam muito dessa iniciativa. Para se ter uma ideia, o Brasil tem o maior número de profissionais de saúde que morreram em decorrência da covid-19; em agosto, eram 257 mil médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem infectados pela doença e 226 mortos ao redor do país.

– O cientista negro da Baixada, com doutorado na Califórnia, que ganhou bolsa para estudar o coronavírus

“A ideia é que esse contaminante seja eliminado antes de tocar nas máscaras, nas roupas, nos cabelos, nas superfícies e outros meios que possam servir de abrigo para o novo coronavírus. O benefício é para a sociedade como um todo, pois [essa filtragem] nos permitirá maior liberdade para circular por corredores, elevadores, recepções, salas de triagem clínica, atendimento ao público, centros de alimentação, centros comerciais e outros”, detalhou Yuri.

 

Publicidade

Fotos: Destaques: © Getty ImagesFoto 1: Divulgação/Secom UnB


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê