Pesquisadores descobrem que adaga de Tutancâmon foi forjada de um meteorito

por: Redação Hypeness

A tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1922 e, desde então, o jovem faraó, que subiu ao trono com apenas oito ou nove anos, se tornou uma sensação histórica. Seu mausoléu é um dos maiores acervos sobre o antigo Egito do mundo e permitiu a pesquisadores encontrarem mais de cinco mil itens que foram enterrados com o Rei Tut. Entre eles, uma adaga de 30 centímetros descoberta em 1925 e que, agora, cientistas descobriram ter sido forjada a partir de um meteorito.

Qual é o problema de Elon Musk falar que as pirâmides do Egito foram construídas por ETs?

A máscara fúnebre de Tutancâmon, em 2015, em uma exposição na Alemanha.

Antigamente, acreditava-se que a peça de outro mundo — literalmente — havia sido feita com ferro comum. Porém, uma análise feita com equipamento raio-x mostrou que, além de ferro, havia no utensílio resquícios de cobalto e níquel. Essa combinação apontou para outra direção: a de que a adaga havia sido feito tendo um meteorito como base.

Visite o túmulo de um antigo faraó egípcio sem sair de casa

Na época em que Tutancâmon reinou, a fundição de ferro era algo muito raro de acontecer. Isso fazia o elemento ser inclusive tão caro quanto o ouro. Os traços do objeto fizeram pesquisadores questionarem se ele não havia sido um presente de algum outro líder da época. A teoria caiu por terra em 2016, quando análises científicas ainda mais tecnológicas confirmaram que o ferro da adaga havia vindo de um meteorito.

Sarcófogo de ouro de Tutancâmon vai ser restaurado

A pesquisa indicou que a composição espacial em questão era o meteorito Kharga, que havia caído a oeste de Alexandria. Especula-se que os egípcios viram a bola de fogo cruzar o céu e percorreram essa longa distância até encontrar o Kharga.

A adaga do Rei Tutancâmon, que governou o Egito entre os anos de 1332 a.C. a 1323 a.C, mais ou menos.

O egiptólogo britânico Howard Carter (1873-1939) examina o sarcófago de Tutancâmon, no Egito, em 1922.

Um meteorito aparece em exposição na cidade de Darmstadt, na Alemanha.

Foto 1, 3 , 4 e destaques: Getty Images / Foto 2: Daniela Comelli et al.

Uma singela investida na jardinagem pode ser mais eficiente que 8 sessões de meditação