Criatividade

Picolé caseiro de chocolate tipo ‘chicabon’ é super simples de fazer; aprenda

por: Vitor Paiva

Um Chicabon é uma dose de felicidade preso a um palito em forma de picolé. Lançando em 1942, esse sorvete de chocolate maltado se tornou uma espécie de ícone cultural nacional, sendo até hoje um símbolo das praias cariocas, como o Mate e o Biscoito Globo, e o picolé mais famoso do Brasil. Mas os tempos ainda são de pandemia e a ordem é evitar aglomerações e manter o isolamento quanto for possível – e se o desejo por um Chicabon se tornar deliciosamente insuportável, o jeito é mesmo fazer seu próprio picolé de chocolate em casa.

A dica veio do canal Receitas que Amo, e é tão simples quanto espetacular. A receita original leva malte, mas aqui entra em cena o doce de leite. Para refrescar um pouco o calor abissal e amenizar a saudade da praia e do tempo em que sair na rua para um picolé era programa fácil, rápido, indolor e incrivelmente prazeroso, a pedida é perfeita: a receita do Chicabon caseiro leva minutos pra ser preparado e fica pronto em algumas horas, servindo até 10 unidades.

Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de Leite (360ml)
1 caixinha de creme de leite (200g)
5 colheres de sopa de chocolate em pó (40g)
400g de doce de leite

Modo de fazer:

Misture o leite, o creme de leite, o chocolate em pó e o doce de leite em um liquidificador, e em seguida bata todos os ingredientes até que a mistura fique bem homogênea;

Preencha forminhas de picolé ou saquinhos devidos com a mistura, e leve ao congelador por pelo menos 4 horas ou até que o sorvete esteja realmente firme;

A dica para tirar o sorvete é passar um pouco de água morna na forma – e, em seguida, saborear seu picolé sem sair de casa.

 

Publicidade

© fotos: Receitas que Amo/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Humorista Rafael Portugal muda repentinamente de visual e choca fãs