Debate

Policial acusado de matar George Floyd é libertado mediante fiança

por: Redação Hypeness

Quanto custa uma vida? Para a justiça americana, 1 milhão de dólares de fiança foi o suficiente para libertar Derek Chauvin, o principal acusado pelo assassinado de George Floyd, nos Estados Unidos, em maio deste ano.

Chauvin conseguiu liberdade condicional nesta quarta-feira (7) até ser julgado em março de 2021 junto com três de seus ex-colegas, acusados de cumplicidade. 

– Após assassinato de George Floyd, maioria de conselheiros quer dissolução da polícia de Minneapolis

O gabinete do xerife do Condado de Hennepin publicou um aviso da libertação após o pagamento de fiança de Chauvin, que ficou mais de quatro meses preso, com a condição de que o ex-policial permaneça em Minneapolis até o julgamento.

– George Floyd: o missionário cristão morto por um policial branco e que perdeu o emprego na pandemia

Os quatros foram filmados em Minneapolis durante uma abordagem policial violenta e racista contra Floyd. Chauvin ficou ajoelhado sobre o pescoço da vítima por quase nove minutos, até que ele parasse de respirar. 

– Filha de George Floyd diz que ‘papai mudou o mundo’ e mãe lamenta ausência de figura paterna

As imagens provocaram um repúdio generalizado em todo o mundo, que desencadeou a maior mobilização antirracista nos Estados Unidos desde o movimento pelos direitos civis na década de 1960, liderada pelo movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). 

O advogado da família de Floyd, Ben Crump, criticou a decisão da justiça. “Derek Chauvin pagou uma fiança de 1 milhão de dólares hoje, comprando sua liberdade depois de roubar a vida de George Floyd por 20 dólares”, declarou no Twitter, em referência ao motivo que levou à prisão do cidadão negro, que supostamente tentou comprar um bilhete falso.

Publicidade

Foto 1: Reprodução / Polícia de Mineapollis
Foto 2: Reprodução / Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
CNN Brasil tem 30 casos de Covid-19 em uma semana e isso diz muito sobre reabertura