Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O professor Ronald Pallotta, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC), foi acusado de racismo após utilizar uma máscara preta durante uma aula online do 1º ano do curso de Ciências Médicas da Santa Casa, em São Paulo. A prática é conhecida como “blackface” não só pela caracterização de uma pessoa negra, como também por estereotipar e ofender.
Os alunos filmaram a tela do computador com a aula do professor. Na imagem é possível ver que o médico usa uma máscara preta e fala de forma jocosa simulando um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). Pallotta aparece falando frases que, supostamente, um homem negro diria, como “eu não como essas comidas de fraco daqui do SUS” e “eu como comida de macho, você está entendendo?”.
– Racismo para alugar imóveis: ‘procurar casa sem deixar a pessoa ver a minha foto’
Em entrevista ao G1, o docente se justificou dizendo que não tinha intenção de “expor conteúdo racista”. Segundo ele, a máscara foi uma “inocente e infeliz escolha”. A prática conhecida como “blackface” é considerada racista e ocorreu durante aula ministrada na terça-feira (6), pela internet.
“A aula que estava sendo exposta aos alunos deveria ser presencial e prática, diretamente com pacientes; por tal motivo me posicionei como ‘ator’ para melhor entendimento dos alunos, acrescendo conteúdo lúdico à explanação”, afirmou. Ainda de acordo com Pallotta, “a utilização da máscara tinha por finalidade apenas demonstrar que se tratava de uma encenação, sem qualquer referência à raça do personagem”.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo afirmou que “repudia veementemente qualquer ação de cunho racista ou preconceituoso” e determinou abertura de sindicância que pode resultar no afastamento do médico. “A Santa Casa de São Paulo repudia qualquer tipo de atitude discriminatória, machista e sexista”.
– Família de Marielle Franco cria agenda pública para candidaturas de todo o Brasil
Os alunos pretendem levar o caso ao Núcleo de Direitos Humanos da faculdade e ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).
Publicidade
Um homem de 50 anos foi detido no Centro de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, pelo crime de importunação...
Você provavelmente conhece alguém que já sofreu um aborto espontâneo. Pode ser um, amigo, familiar, ou inclusive...
Azealia Banks causou preocupação neste fim de semana ao dizer por meio das redes sociais que havia sido dopada e...
Internado desde o dia 13 de março no Rio de Janeiro, o ator e comediante Paulo Gustavo segue intubado, desde o dia 21...
O Brasil acordou órfão de parte importante de sua história. Na semana em que se celebra mais um aniversário da...
Na última semana, o produtor Harvey Weinstein, um dos nomes mais poderosos de Hollywood, responsável por filmes como...
Já está claro que, com o atual governo federal, onde algo puder piorar, irá piorar. É o caso do chamado “PL do...
Elas aparecem de todos os lados. Não importa o dia da semana, o horário. Um telemarketing sempre vai te atrapalhar....
A Alemanha foi o primeiro país da Europa a ensaiar uma reabertura após ter ultrapassado o suposto pico dos casos do...