Ciência

Quantas xícaras de café podemos tomar por dia sem prejudicar a saúde

por: Vitor Paiva

Segunda bebida mais consumida do mundo – perdendo apenas para a água na lista das preferências líquidas da humanidade – o café, para os brasileiros, é de tal forma consumido que se tornou parte da própria identidade nacional: maior exportador de café arábico do mundo, o  Brasil é o segundo país que mais consome a bebida no planeta, atrás somente dos EUA, e estimativas sugerem que 97% dos brasileiros com mais de 15 anos consomem café diariamente – estudos sugerem que nossa população consome em média 3 a 4 xícaras por dia. Mas se a importância da bebida para nossa economia e cultura é imensa, qual o impacto do consumo de café sobre nossa saúde? Mais: quantas xícaras podemos consumir diariamente sem preocupações?

Foi essa a pergunta respondida por Bianca Vilela em sua estreia como colunista na revista Ana Maria. Mestre em fisiologia pela Unifesp, Bianca desenvolve programas de saúde para grandes empresas em todo o país há anos, e partiu dessa experiência corporativa para responder à questão. De cara a resposta é propositalmente incerta: depende. Ao analisar a produtividade profissional, a recomendação de Bianca é o consumo máximo de três xícaras diárias – em torno de 400 mg de cafeína em um dia. Tal quantia é medida para um adulto saudável, mas alguns detalhes podem ser determinantes para uma melhor experiência com a bebida.

Para uma gestante, por exemplo, a quantia diária recomendada cai pela metade: no máximo 200 mg por dia. Como o café pode anular a vitamina de alimentos e outras bebidas, é também recomendado que seu consumo se dê sempre passados ao menos 40 minutos da última refeição. Da mesma forma, o café deve ser consumido puro, sem adição de açucares ou adoçantes, a fim de que seu efeito antioxidante possa se dar plenamente, e com isso reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais e doenças do coração.

E, para que a força energética do café não atrapalhe seu sono, depois das 16hs é melhor escolher o café descafeinado – lembrando que outras bebidas, como chás, energéticos, refrigerantes e chocolates também trazem cafeína. A coluna de Bianca Vilela pode ser lida na íntegra no site da revista Ana Maria.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
O mapa de Marte detalhado que se tem até agora feito a partir de fotos tiradas da Terra