Criatividade

Que objetos você escolheria para serem enterrados com você conforme antigas tradições de sepultamento?

por: Vitor Paiva

Todo ser humano é muito mais do que as coisas que possui, mas alguns objetos de estimação melhoram de tal forma nossas vidas que é como se fossem também parte de nós. E essa não parece ser um hábito da modernidade: nas tradições ancestrais e mitologias do passado em todo o mundo, os falecidos eram enterrados com seus objetos preferidos, feito pudessem os carregar para a vida-após-a-morte. Foi lembrando de tais tradições que o grupo inglês Regia Anglorum decidiu imaginar e registrar como seria se hoje ainda mantivéssemos esse ritual: o que levaríamos conosco para a eternidade?

Entre livros preferidos e instrumentos profissionais ou de lazer, cada ator misturou a própria personalidade com a de um personagem inventado para realizar o registro. O grupo se caracteriza por costumeiramente recriar a vida e os tempos antigos, como das civilizações anglo-saxões do passado, os vikings e outros povos da região – mas a situação da pandemia os levou a ampliar seu universo.

“Criar novos conteúdos durante a pandemia tem sido difícil”, comentou o representante do Regia Anglorum. “Normalmente nossos finais de semana são repletos de batalhas e eventos nos quais oferecemos experiências e conhecimentos sobre a vida medieval”.

A quarentena, porém, limitou o trabalho do grupo, que procurou nos registros fotográficos um meio de seguir criando. “Encontramos um desafio que permitiu recriar o que levaríamos para nossas covas, mas com o que tínhamos à nossa disposição. Propusemos aos membros a questão: ‘como seria sua cova medieval?’”. O resultado pode ser visto nesse interessante ensaio, que comenta não só sobre práticas antigas, mas também sobre como vivemos nossa vida hoje em dia.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fãs criam enfim o episódio final de “Caverna do Dragão”em desenho animado