Debate

Racismo para alugar imóveis: ‘procurar casa sem deixar a pessoa ver a minha foto’

por: Karol Gomes

Hora ou outra debates online surgem para provar como a vivência de pessoas negras no Brasil é completamente diferente das pessoas brancas. Dessa vez, apenas um comentário da influenciadora digital e comunicadora Gabi Oliveira, a Gabi dePretas, foi capaz de reunir diversos depoimentos sobre o racismo no setor imobiliário.

Ela escreveu sobre uma tática que usa para falar com corretores de imóveis sem que eles se neguem a alugar ou dificultem o processo. Gabi tira a foto do perfil do Whatsapp quando faz contato com os profissionais para que eles não saibam que ela é uma mulher negra.

– Plenária virtual de candidatas negras é invadida por ataques racistas: ‘Negro macaco’ e ‘brancos no topo’

O tweet da influenciadora recebeu muitas respostas com outros depoimentos de pessoas negras que enfrentaram racismo na hora de alugar ou comprar um imóvel:

– Família de Marielle Franco cria agenda pública para candidaturas de todo o Brasil

Muitas vezes, o racismo prevalece pós-locação:

Algumas pessoas também têm técnicas parecidas com a de Gabi, ou preferem registrar todas as interações com o corretor racista para depois fazer algo que é altamente recomendado: denunciar o racismo, que é crime no Brasil.

Publicidade

Foto 1: Reprodução / Instagram
Foto 2: Reprodução / Twitter


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
15 milhões de pessoas deve passar fome no Brasil em 2020