Risco de gravidade da Covid-19 triplica devido a genes de neandertais, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Um estudo feito por cientistas suecos e alemães concluiu que a genética neandertal pode triplicar as chances de alguém ter um caso grave Covid-19. A pesquisa, publicada na revista “Nature”, indica que quando homo sapiens sapiens, como nós, possuem uma parte do DNA dos neandertais, a manifestação da doença em caso de contaminação costuma chegar nos piores cenários possíveis.

Nossos antepassados se relacionaram com neandertais – e há um pouco deles em cada um de nós

Homem neandertal

Uma reprodução do homem neandertal exposta no Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra.

Essa variante do DNA foi herdada pelos humanos modernos dos neandertais quando houve o cruzamento genético entre eles há cerca de 60 mil anos”, diz Hugo Zeberg, um dos cientistas por trás do estudo. Ele, do Karolinska Institutet, na Suécia, atuou ao lado de e Svante Pääbo, do Max Plack Institute for Evolutionary Anthropology, na Alemanha.

Os pesquisadores identificaram que a parte do DNA que condiciona os pacientes a terem um desenvolvimento mais agressivo da doença é o idêntico ao coletado de um neandertal croata.

Origem do novo coronavírus pode ter sido há 70 anos, aponta novo estudo

Hoje, as pessoas que herdaram essa variante do gene têm três vezes mais probabilidade de precisar de ventilação artificial se forem infectadas pelo novo coronavírus”, explica. Apesar das constatações, a pesquisa não soube concluir o porquê disso acontecer. A estimativa é que 100 mil pessoas no mundo tenham morrido por conta do sequenciamento genético.

O resultado do estudo também mostra que a presença dessa variante genética é diferente ao redor do mundo. Ela está presente em cerca de 50% da população do sul da Ásia. Já na Europa, o gene está em uma a cada seis pessoas. A incidência na África e no leste asiático é praticamente nula.

É impressionante que a herança genética dos neandertais tenha tido consequências tão trágicas durante a atual pandemia. O motivo disso agora deve ser investigado o mais rápido possível ”, diz Svante.

Resposta para conexão entre humanos e neandertais está em fóssil de 800 mil anos