Tecnologia

Salvar senhas no Google Chrome pode trazer riscos ao usuário, adverte reportagem

por: Vitor Paiva

Todo mundo que utiliza o Google Chrome como navegador já se viu respondendo se gostaria ou não de armazenar determinada senha para logins futuro. Trata-se de procedimento banal e diário, que costuma parecer seguro e prático – mas será mesmo assim? Uma reportagem do site TecMundo decidiu investigar com funciona tal armazenamento e, mais importante, o quão seguro ele de fato é – vale adiantar que o diagnóstico da investigação não é exatamente animador.

© Getty Images

A reportagem constrói um passo-a-passo do que acontece a partir do momento em que se clica no botão “aceitar” para salvar a senha – que passa a estar armazenada e criptografada, normalmente no seguinte endereço:

%LocalAppData%\Google\Chrome\User Data\Default\Login Data.

Acontece que, ainda que devidamente criptografada e a ser utilizada somente de forma benigna exclusivamente pelo Chrome, o fato é que  tais informações são como ouro para cibercriminosos – que, segundo a matéria, não encontrarão imensas dificuldades para acessa-las. A reportagem explica mais de uma maneira como, por exemplo, as informações do login de um site como o Facebook podem ser alcançadas e roubadas pela internet.

A própria matéria do TecMundo reitera, porém, que tal problema é exclusivo desse mecanismo de armazenamento da senha, no que diz respeito à hipótese de serem roubadas. É por isso, portanto, que a recomendação é que não se use o armazenamento para serviços importantes como home banking, sites médicos, redes sociais ou outras plataformas que lidem com informações pessoas potencialmente valiosas.

© Getty Images

Para saber maiores detalhes sobre tal problema, acesse a reportagem do TecMundo aqui.

 

 

Publicidade

© fotos: créditos/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novo Pop Socket da Apple com sensor óptico transforma seu iPhone num mouse