Sustentabilidade

Samaúma: a árvore rainha da Amazônia que guarda e distribui água para outras espécies

por: Redação Hypeness

Sagrada para os maias, no México, e para diversos povos indígenas brasileiros, a samaúma é considerada a árvore rainha da Amazônia. Com alturas que variam de 60 a 70 metros (mas que podem chegar a 90), a “mãe-das-árvores” é conhecida pela imensidão do tronco — que pode ter cerca de três metros de diâmetro — e pela capacidade de retirar água das profundezas do solo para abastecer não apenas a si mesma, mas também para irrigar outras espécies da região.

Também chamada de mafumeira, sumaúma e kapok, a majestosa árvore tem madeira macia e produz frutos bastante utilizados na produção de estofados e no enchimento de almofadas e travesseiros. Por conta da fibra presente nas sementes, o material se tornou uma alternativa ao algodão e característica-chave da planta.

– Estas árvores retorcidas são uma escultura da natureza moldada pelo vento

O tronco largo e ramificado deu origem a lendas nativas sobre a capacidade da árvores de se tornar abrigo

Nativa de regiões da América Central, do norte da América do Sul e da África Ocidental, a samaúma também apresenta propriedades medicinais.

Além de o chá da casca funcionar como diurético, diferentes partes da Ceiba pentandra (nome científico da espécie) podem ser utilizadas no tratamento de doenças como bronquite, artrite e conjuntivites.

– A mágica floresta de fanais da Ilha da Madeira com árvores de 500 anos

Uma verdadeira herança do poder da flora latino-americana, as ramificações do tronco junto às raízes da samaúma formam compartimentos altos, os quais são muitas vezes utilizados como abrigo e habitação para povos indígenas e outras populações locais.

Árvore sagrada e uma das maiores da Floresta Amazônica, a imponente mafumeira encanta visitantes e continua como forte símbolo de força e proteção para aqueles que vivem sob seu reinado natural.

Regina Casé já falou do valor ancestral da Samaúma no programa televisivo “Um Pe De Quê?“, transmitido pelo canal Futura.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O dia em que Joaquin Phoenix salvou uma vaca do abate e faz amizade com dono do matadouro