Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Grande parte das histórias antigas são contadas a partir de um olhar masculino. O século é outro e nada mais atual e necessário que resgatar as histórias a partir das lideranças e potências femininas. A segunda temporada da série “The Spanish Princess” traz a princesa Catarina de Aragão (1485-1536) não só em seu foco romântico com o rei Henrique VIII, mas também reestrutura todo o entendimento de sua vida como rainha e das mulheres da monarquia inglesa.
O rei, aliás, já teve sua própria série. Agora, a atriz Charlotte Hope é quem vive a jovem e obstinada Princesa da Espanha a partir da perspectiva feminina da história. Catarina de Aragão foi casada com o rei Henrique VII por 23 anos. Sua luta para gerar um herdeiro homem somada à infidelidade do rei levaram à deterioração de seu casamento. Nos primeiros estágios de sua união, os dois governaram como parceiros, e Catarina se tornou a primeira embaixatriz na história da Europa.
Durante a vida com o rei, ela sofreu seis abortos espontâneos. A série, ao mesmo tempo que retrata sua força, abre espaço para que este tema tão sensível às mulheres saia do silêncio.
Ainda que a vida de Catarina tenha sido durante o século XVI, suas lutas pela fertilidade e contra infidelidade de seu marido ressoam como atuais para mulheres em todo o mundo.
A história de Catarina foi, durante todos esses anos, ofuscada pela história escandalosa do rei, as cinco esposas que tiveram sucesso e a reforma protestante. Ao retratar a monarquia inglesa, o poder político e a influência de Catarina, a série trabalha com a relação entre gênero e poder. Mesmo que haja decepção e raiva em torno da fertilidade de Catarina, há uma imagem poderosa dela grávida usando armadura, no campo de batalha, mostrando o poder que a jovem rainha tinha como mulher, mãe, esposa e, claro, como princesa espanhola.
A série aborda ainda a presença de pessoas negras, que na maioria das tramas da época são deixadas completamente de lado. Tão importante quanto a história central, a produção apresenta Lina de Cardonnes (vivida por Stephanie Levi-John), uma mulher ibérica de origem africana que foi dama de companhia da rainha Catarina por 24 anos.
The Spanish Princess é a terceira minissérie histórica baseada nos livros de Philippa Gregory, dando sequência à trama de The White Queen e The White Princess (A Princesa Leal e A Maldição do Rei). Fãs e curiosos já podem conferir a primeira parte da série exclusivamente no STARZPLAY, com novos episódios da segunda parte disponíveis aos domingos na plataforma. E a voz de Catarina finalmente será ouvida!
Publicidade
Depois dos anos 1970, chegou a vez dos anos 1990. Não, nós não estamos doidos ou atrasados. Estamos no tempo certo...
"Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para...
Há quem pense que as mulheres de outros tempos eram todas belas, recatadas e do lar, mas a verdade é que as coisas...
Amor não tem fórmula certa. Não é dois mais dois. Por mais que tentemos colocar relacionamentos em uma caixinha, a...
Pelos últimos três anos, as notícias sobre Woody Allen foram de grande cineasta para abusador de crianças. Apesar...
A Netflix está disposta a mudar a dinâmica de premiações do cinema com o lançamento de "Roma" . Na reta final de...
Se você está lendo essa pauta, é um privilegiado. Não por ter acesso ao conteúdo que publicamos aqui, mas porque...
Imagine um Brasil no qual você pode fumar sua erva em paz, sem correr o risco de ser enquadrado, ser preso ou...
A história do aspirante a fotojornalista Buscapé e sua vivência na Cidade de Deus já nasceu para ser um clássico....