Inspiração

Série traz princesa Catarina de Aragão sob olhar de liderança e potência feminina

30 • 10 • 2020 às 18:31 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Grande parte das histórias antigas são contadas a partir de um olhar masculino. O século é outro e nada mais atual e necessário que resgatar as histórias a partir das lideranças e potências femininas. A segunda temporada da série “The Spanish Princess” traz a princesa Catarina de Aragão (1485-1536) não só em seu foco romântico com o rei Henrique VIII, mas também reestrutura todo o entendimento de sua vida como rainha e das mulheres da monarquia inglesa.

O rei, aliás, já teve sua própria série. Agora, a atriz Charlotte Hope é quem vive a jovem e obstinada Princesa da Espanha a partir da perspectiva feminina da história. Catarina de Aragão foi casada com o rei Henrique VII por 23 anos. Sua luta para gerar um herdeiro homem somada à infidelidade do rei levaram à deterioração de seu casamento. Nos primeiros estágios de sua união, os dois governaram como parceiros, e Catarina se tornou a primeira embaixatriz na história da Europa.

Durante a vida com o rei, ela sofreu seis abortos espontâneos. A série, ao mesmo tempo que retrata sua força, abre espaço para que este tema tão sensível às mulheres saia do silêncio.
Ainda que a vida de Catarina tenha sido durante o século XVI, suas lutas pela fertilidade e contra infidelidade de seu marido ressoam como atuais para mulheres em todo o mundo.

A história de Catarina foi, durante todos esses anos, ofuscada pela história escandalosa do rei, as cinco esposas que tiveram sucesso e a reforma protestante. Ao retratar a monarquia inglesa, o poder político e a influência de Catarina, a série trabalha com a relação entre gênero e poder. Mesmo que haja decepção e raiva em torno da fertilidade de Catarina, há uma imagem poderosa dela grávida usando armadura, no campo de batalha, mostrando o poder que a jovem rainha tinha como mulher, mãe, esposa e, claro, como princesa espanhola.

A série aborda ainda a presença de pessoas negras, que na maioria das tramas da época são deixadas completamente de lado. Tão importante quanto a história central, a produção apresenta Lina de Cardonnes (vivida por Stephanie Levi-John), uma mulher ibérica de origem africana que foi dama de companhia da rainha Catarina por 24 anos.

The Spanish Princess é a terceira minissérie histórica baseada nos livros de Philippa Gregory, dando sequência à trama de The White Queen e The White Princess (A Princesa Leal e A Maldição do Rei). Fãs e curiosos já podem conferir a primeira parte da série exclusivamente no STARZPLAY, com novos episódios da segunda parte disponíveis aos domingos na plataforma. E a voz de Catarina finalmente será ouvida!

Publicidade

Canais Especiais Hypeness