Ciência

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

por: Kauê Vieira

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos olhos azuis. Chamada Síndrome de Waardenburg, a doença hereditária costuma provocar mudanças na coloração do cabelo, da pele e/ou dos olhos, assim como perdas em níveis diversos da audição. Em alguns casos, a síndrome torna somente um olho azul, provocando assim um resultado ainda mais desconcertante – como mostram as fotos tiradas pelo geógrafo Korchnoi Pasaribu e publicadas aqui.

A tribo do Povo Buton vive na ilha de mesmo nome, na região da província da Celebes do Sudeste, na Indonésia, onde a população é afetada pela condição. Estima-se que 1 em cada 42.000 pessoas nasça com a Síndrome de Waardenburg, e quando visitou a região, Pasaribu – que além de geógrafo é também fotógrafo amador – não pode deixar de registrar o impressionante traço genético do povo de lá. As fotos foram postadas em suas redes, e rapidamente viralizaram.

 

Publicidade

© fotos: Korchnoi Pasaribu


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Ainda não é hora de relaxar’ diz Dráuzio Varella sobre pandemia em meio a reaberturas