Sustentabilidade

Sistema de cultivo vertical pode ser solução para hortas urbanas

por: Redação Hypeness

Criar hortas verticais em centros urbanos pode ser uma solução para melhorar a alimentação da população e também o meio ambiente. A ideia surgiu de um grupo de arquitetos, urbanistas, designers e ambientalistas que se reuniu a pedido do escritório de arquitetura Annvil e desenvolveram um projeto chamado G(U)ARDEN, uma experiência de desenvolver o cultivo vertical e estudar formas de plantar alimentos em cidades grandes. 

Esta cartilha é a solução para quem deseja ter uma horta na cidade grande

Cultivo vertical em andaimes: projeto tenta avaliar a influência da cidade em alimentos de hortas urbanas.

Pesquisas já mostraram que a agricultura urbana tem diversos aspectos positivos. Ela ajuda a reduzir a poluição do ar, reutiliza água, transforma a produtividade de um espaço e ajuda até mesmo no resfriamento urbano. O que pouco se sabe é sobre a introdução de vegetais plantados em jardins urbanos na alimentação. Não se pode afirmar o quanto a poluição das cidades interfere nisso. 

O principal jardim vertical do G(U)ARDEN fica em Riga, na Letônia. Ele é formado por plantas locais, uma escolha eficaz para incentivar que cada vez mais residentes se interessem pelo assunto e façam o mesmo. 

China: infestação de mosquitos em prédios é alerta do meio ambiente

O projeto teve início com um estudo minucioso feito em laboratório sobre frutas e vegetais colhidas na horta vertical. A análise valeu para observar a composição dos alimentos e seus índices de metais pesados e qualidade da água e do ar. Tudo para entender o impacto do ambiente urbano na plantação. 

Vivemos em um mundo digital onde tudo é instantâneo. Em resposta a isso, queremos estimular o interesse das pessoas pela vida real, pelo mundo físico e por estar perto da natureza”, explica Anna Butele, criadora do projeto G(U)ARDEN e fundadora da Annvil. “Podemos fazer isso criando ainda mais ambientes verdes na cidade, locais de encontro que reúnem diferentes grupos da sociedade. Dessa forma, também podemos chamar a atenção para ambientes negligenciados.” 

Curso gratuito ensina a fazer sua horta orgânica em casa

 

Publicidade

Fotos: Instagram/@annvil_


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ipê tem sobrevivência ameaçada após canetada do governo Bolsonaro; entenda