Sustentabilidade

Sistema que usa CO2 como combustível para aviões zerando emissões já é realidade

por: Redação Hypeness

Duas empresas de tecnologia avançam na direção de diminuir a poluição causada por aviões. A canadense Carbon Engineering e a startup de aviação Aerion, dos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que se utiliza do dióxido de carbono presente no ar para produzir combustível para as aeronaves. O método reduz drasticamente os níveis de CO2 que são lançados na atmosfera pelo transporte aéreo. 

Aviões de hidrogênio e zero emissão podem iniciar operação mais cedo do que esperado

Sistema de produção de combustível deve utilizar CO2 da atmosfera para levantar aviões.

Isso é fundamental para limpar setores de transporte a longa distância, principalmente aviões e navios, que são difíceis de serem ‘eletrificados’”, explica Steve Oldham, CEO da Carbon Engineering. Segundo pesquisas, os aviões atualmente são responsáveis por produzirem 2,5% das emissões de gases do efeito estufa a nível mundial. 

Estudo inédito mostra que efeito estufa aumentou temperatura no sudeste do Brasil

O caminho para tornar esse combustível viável em escala global ainda é longo. O desafio das companhias é conseguir diminuir o custo operacional para se chegar ao produto final. Isso tudo, ainda por cima, sem poluir o ambiente. Uma tarefa complexa que exige muitas análises. A ideia é utilizar de energia elétrica para sustentar as demandas energéticas da fábrica. 

Derretimento de geleiras libera gases tóxicos, vírus e bactérias causadores de doenças antigas

A ativista ambiental Greta Thunberg é uma entre as pessoas que se recusam a viajar de avião justamente por conta da quantidade de poluentes jogados na atmosfera pelo transporte aéreo. Há um termo em sueco associado a esse tipo de protesto: flygskam. A tradução em português é algo como “vergonha de voar”. O movimento tem ganhado adeptos que procuram transportes alternativos.

A ativista sueca Greta Thunberg fala na ONU, durante a Conferência do Clima.

A ativista sueca Greta Thunberg fala na ONU, durante a Conferência do Clima.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Carne de melancia parece ser última e controversa tendência em 2020