Arte

Slides do passado sobre fotografias atuais registram o sentimento da passagem do tempo

por: Redação Hypeness

A memória jamais é algo estanque, fixo, como uma fotografia pode sugerir: em verdade as lembranças se sobrepõem umas nas outras e também sobre o agora, e se transformam com o passar do tempo sempre em algo renovado e misturado – como se o tempo passado se dobrasse e tocasse o presente. Esse o jogo de sentidos e sentimentos que move o trabalho No Memory is Ever Alone, da fotógrafa estadunidense Catherine Panebianco: sobre vastas paisagens e cenários idílicos de sua vida atual, ela “inclui” um slide fotográfico de sua família no passado, em um local ou situação similar, como se pudesse assim justapor um tempo sobre o outro – explicando a tradução do título, que diz que “nenhuma memória jamais está sozinha”.

Além de misturar alegrias e outras sentimentalidades em suas “montagens” manuais – visto que a própria fotógrafa “inclui” o slide na fotografia -, o trabalho remonta à felicidade dos encontros familiares de sua vida pregressa. Especialmente há a presença da mãe de Panebianco, falecida recentemente, assim como o hábito de seu pai de projetar aquelas fotografias, em relato que traz ainda mais camadas e sentidos às fotos. “Todo natal meu pai costumava trazer essa caixa de fotos que ele tirou na sua adolescência e nos seus vinte e poucos anos e nos mostrava as imagens no projetor enquanto contava as mesmas histórias todos os anos”, ela conta.

A decisão de incluir as velhas fotos de seu pai nos seus registros atuais com suas próprias mãos ao invés de utilizar um editor de imagens como o Photoshop não foi por acaso – e oferece o justo sentido do gesto e do resultado dito no título do projeto. “Parte do processo foi necessária para eu encontrar a locação certa e sentir os slides do meu pai unidos à minha vida hoje – um lugar dentro de um lugar, uma memória dentro de uma memória”, diz Panebianco.

O restante das imagens de No Memory is Ever Alone pode ser visto no site da fotógrafa ou em seu perfil no Instagram.

 

Publicidade

© fotos: Catherine Panebianco


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Por trás das mortes de mães em filmes da Disney existe uma história real e trágica