Sustentabilidade

Sucuri cruza estrada fugindo de 5 machos em Ituverava (SP); veja vídeo

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Uma cena que curiosa chamou atenção na internet durante a semana. No vídeo, feito no final de setembro por um estudante de medicina veterinária de Ituverava (SP), uma sucuri fêmea atravessa uma estrada rumo à represa da Faculdade de Ituverava Dr. Francisco Maeda (FAFRAM) enquanto é perseguida por pelo menos cinco machos que disputam o “cargo” de procriador.

– Sucuri de 5 metros devorou três cães e foi encontrada em sítio de SP

“Nós ouvimos funcionários da faculdade gritando e até levamos um susto, porque pensamos que tinha acontecido alguma coisa. Olhamos na travessia entre a represa e o brejo e vimos uma sucuri atravessando. Eles gritaram, pois estavam sem celular para poderem filmar”, conta Antônio Stábile dos Santos que, ao chegar ao local com o celular na mão, garantiu o flagrante.

Segundo o estudante, a fêmea tinha entre seis e sete metros e atravessando a estrada atrás dela, haviam cobras menores, que poderiam parecer filhotes, mas na verdade, são machos tentando conquistá-la. Em cobras sucuris, as fêmeas são muito maiores do que os machos, já que elas possuem uma dieta voltada a presas maiores e também precisam dar conta de dezenas de filhotes.

– Sucuri de 5 metros que engoliu capivara é flagrada em vídeo e impressiona

Em entrevista ao G1, o biólogo Cláudio Machado lidou durante anos com essa espécie no Instituto Vital Brazil, em Niterói, e explica que a sucuri que aparece no vídeo é uma Eunectes murinus, a mesma espécie da famosa cobra que ilustrou a abertura da novela “Pantanal”. Ele afirma que essas serpentes são as segundas maiores do mundo e as mais pesadas do planeta.

– Foto de cobra totalmente invisível em sua camuflagem está levando internet ao delírio

Cláudio Machado, que também usa redes sociais para combater a desinformação sobre esses animais, explica que durante esse processo de “conquista” das fêmeas pode ocorrer até um combate entre os machos, e há a possibilidade de mais de um deles copular com a mesma cobra. Sendo assim, há casos de uma ninhada com mais de um pai. O biólogo trabalhou com a cobra “que atuou” em “Pantanal”.

Diante de uma cena com tantas curiosidades e conhecimentos, o especialista também reforça a importância de se ter cuidado, observar com distância segura, respeitar a passagem dos animais sem interagir.

– Série de fotos impressionante mostra cobra devorando crocodilo

Embora as sucuris não sejam peçonhentas e seres humanos não façam parte de sua dieta, a defesa delas é dar vários botes ao se sentir ameaçada. O ideal é agir como fez o estudante Antônio Stábile dos Santos: “Foi inusitado filmar e ver isso, talvez alguém, sem saber o que sabíamos sobre a espécie, teria matado o animal”, ele contou ao G1. 

Publicidade

Foto: Reprodução / Tik Tok


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena