Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma cena curiosa chamou atenção na internet. No vídeo, feito gravado por um estudante de medicina veterinária de Ituverava (SP), uma sucuri fêmea atravessa uma estrada rumo à represa da Faculdade de Ituverava, Dr. Francisco Maeda (FAFRAM), enquanto é perseguida por pelo menos cinco machos que disputam o “cargo” de procriador.
Vídeo de sucuri gigante rodeada de cobras menores impressiona; biólogo explica. pic.twitter.com/nF39feMXcn
— BHAZ (@portal_bhaz) October 5, 2020
– Sucuri de 5 metros devorou três cães e foi encontrada em sítio de SP
“Nós ouvimos funcionários da faculdade gritando e até levamos um susto, porque pensamos que tinha acontecido alguma coisa. Olhamos na travessia entre a represa e o brejo e vimos uma sucuri atravessando. Eles gritaram, pois estavam sem celular para poderem filmar”, conta Antônio Stábile dos Santos que, ao chegar ao local com o celular na mão, garantiu o flagrante.
Segundo o estudante, a fêmea tinha entre seis e sete metros e atravessando a estrada atrás dela haviam cobras menores, que poderiam parecer filhotes, mas, na verdade, são machos tentando conquistá-la. As cobras sucuris fêmeas são muito maiores do que os machos, já que possuem dieta voltada para presas maiores e também precisam dar conta de dezenas de filhotes.
– Sucuri de 5 metros que engoliu capivara é flagrada em vídeo e impressiona
Sucuri cruza estrada fugindo de 5 machos em Ituverava (SP); veja vídeo
Em entrevista ao G1, o biólogo Cláudio Machado, que lidou durante anos com essa espécie no Instituto Vital Brazil, em Niterói (RJ), explica que a sucuri vista no vídeo é uma Eunectes murinus, mesma espécie da famosa cobra que ilustrou a abertura da novela “Pantanal”. O biólogo afirma que essas serpentes são as segundas maiores do mundo e as mais pesadas do planeta.
– Foto de cobra totalmente invisível em sua camuflagem está levando internet ao delírio
Cláudio Machado, que também usa suas redes sociais para combater a desinformação sobre esses animais, explica que durante esse processo de “conquista” das fêmeas pode ocorrer até um combate entre os machos, e há a possibilidade de mais de um deles copular com a mesma cobra. Sendo assim, há casos de uma ninhada com mais de um pai.
Diante de uma cena com tantas curiosidades e conhecimentos, o especialista também reforça a importância de se ter cuidado, observar com distância segura, respeitar a passagem dos animais sem interagir.
– Série de fotos impressionante mostra cobra devorando crocodilo
Embora as sucuris não sejam peçonhentas e seres humanos não façam parte de sua dieta, a defesa delas é dar vários botes ao se sentir ameaçada. O ideal é agir como fez o estudante Antônio Stábile dos Santos: “Foi inusitado filmar e ver isso, talvez alguém, sem saber o que sabíamos sobre a espécie, teria matado o animal”, contou ao G1 o biólogo que “trabalhou” com a cobra “que atuou” em “Pantanal”.
Publicidade
Identificada pela primeira vez em 1956, esse albatroz-de-laysan é a ave selvagem mais antiga conhecida no mundo....
A masculinidade frágil ganha novo capítulo com o resultado dessa pesquisa: Homens reciclam menos por considerarem o...
Portugal anunciou recentemente uma novidade que promete agradar aos veganos que vivem no país: a partir de agora, eles...
Você provavelmente já ouviu falar do fato de que as criações de gado são responsáveis por boa parte das emissões...
Consumir alimentos orgânicos não é necessariamente tão caro ou tão complicado quanto algumas pessoas querem...
Se um festival como o Lollapalooza costuma oferecer muito mais do que somente shows, o impacto ambiental da...
É isso mesmo que você acabou de ler! Enquanto em São Paulo ainda tem gente reclamando da ciclovia, grandes cidades...
A quantidade de carros nas ruas das grandes cidades é um problema de imensa magnitude em diversas camadas – da...
A crise hídrica que o Rio de Janeiro está vivendo devido à contaminação da Estação de Tratamento de Guandu com...