Ciência

Temos uma chance rara de ver mercúrio no céu essa semana; saiba como identificar

por: Redação Hypeness

Por ser o menor planeta e o mais próximo do Sol, Mercúrio é o mais difícil de se observar a olho nu. Nos próximos dias, porém, haverá mais chances. Ele alcançou sua elongação máxima a Leste na última quinta-feira (1) e segue visível pelos próximos dez dias, a cada dia em um ângulo um pouco menor e, portanto, mais difícil de ser visto.

Para ver o nosso vizinho aqui da Terra, é preciso olhar para Oeste (a mesma direção que o Sol se põe), logo após o pôr do sol. Preste muita atenção: se você encontrar uma pequena estrela com brilho fixo, pouco acima do horizonte (cerca de 24º), é o próprio Mercúrio. 

– Semana tem lua cheia, eclipse lunar e aparição de mercúrio no céu

O planeta se move a cerca de 180.000 km/h. Durante um ano terrestre, Mercúrio dá quase quatro voltas ao redor do Sol (cada uma leva 88 dias), em uma órbita bem elíptica (um oval, achatado, e não um círculo).

– Luas de Marte serão fotografadas com câmeras de 8k de definição

Quando ele está em uma das “pontas” dessa órbita, o mais distante possível do Sol em relação a Terra, o planeta está em elongação máxima, que pode ser a Leste ou Oeste. Por escapar de parte dos raios solares, é um momento bom para observação.

Mercúrio é um enorme desafio até para os cientistas. Ele nunca se afasta suficientemente do Sol para permitir uma boa observação, nem mesmo através de instrumentos. O telescópio Hubble, por exemplo, não pode ser usado para observá-lo — o brilho do Sol poderia prejudicar seus componentes elétricos.

– Nasa encontra universo paralelo criado pelo Big Bang onde tempo passa ao contrário

Astrônomos da antiguidade acreditavam ser uma estrela errante, que aparecia de vez em quando, logo depois do pôr do sol ou antes do amanhecer. Dizem que Copérnico morreu sem ver Mercúrio.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Exercício matinal pode evitar câncer, diferente de exercício no fim do dia, aponta estudo