Diversidade

Tupi-guarani não é língua e essa thread explica de uma vez por todas essa confusão

por: Redação Hypeness

Como explica a comunicadora indígena @Karibuxi, no Twitter, tupi-guarani não é apenas uma língua, mas, sim, um tronco linguístico. Por meio de uma thread na rede social, a usuária desfez a crença do senso comum e adicionou outras informações importantes sobre os idiomas de povos nativas do Brasil.

Segundo ela, além do tronco linguístico tupi-guarani — que é chamado assim por se ramificar em línguas como o tupi e o guarani, que são distintas — também existem outros, como o macro-jê, o pano, o karib e o aruak. Todos divididos e espalhados pelo território nacional e por alguns países vizinhos.

– Indígena brasileira conquista milhões de seguidores mostrando dia a dia de comunidade

“São mais de 270 línguas indígenas atualmente no Brasil. Resumir tudo à tupi-guarani e achar que essa é uma língua e não um tronco-linguístico, do qual existem famílias linguísticas e línguas, é atestar que o Brasil nada sabe sobre os povos originários”, completa @Karibuxi. “Não somos homogêneos.”

“Antes da invasão de Pindorama [Brasil], eram faladas mais de mil línguas neste território”, ela explica. “Sim, muitas foram extintas, e das mais de 270 faladas atualmente, cerca de 190 correm risco de serem extintas.”

– Tatu Escola construída para indígenas do Mato Grosso viraliza no Twitter

Como quase todo o conhecimento dos povos originários brasileiros, as línguas nativas são transmitidas principalmente por meio do conhecimento oral, de geração para geração. Assim, se representantes de etnias mais antigas morrem antes de poderem ensinar as línguas nativas para os mais jovens, a língua pode morrer junto.

“A Covid-19 levou muitos guardiões das línguas, como foi o caso do cacique Aritana Yawalapiti. Junto com ele, se foi 98% da língua Yawalapiti”, finaliza @Karibuxi, que também tem divulgado importantes notícias sobre a situação do coronavírus nas aldeias indígenas do país.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Small Axe’: Steve McQueen se inspira em Bob Marley para série sobre tensões raciais