Ciência

Uma singela investida na jardinagem pode ser mais eficiente que 8 sessões de meditação

por: Redação Hypeness

Ter uma jardim bem verde pode te deixar mais feliz e relaxado. É isso que mostra uma pesquisa feita por cientistas das Universidades de Sheffield, Westminster e da Virgínia. O trabalho foi feito em colaboração das três instituições para o Departamento de Arquitetura e Paisagismo e a Royal Horticultural Society (RHS) do Reino Unido. 

‘Jardim no Pote’ cria ecossistemas autossustentáveis em recipientes de vidro

Estar em contato com a natureza diminui os níveis de cortisol no organismo.

O projeto consistiu em acrescentar plantas a jardins de ruas em bairros mais humildes de Manchester, na Inglaterra. Cerca de 40 moradores receberam mudas de plantas e flores para serem colocadas nos jardins e tiveram seus níveis de cortisol, hormônio que ajuda no controle do estresse, monitorados.

Antes do experimento, somente 24% dos residentes que participaram da pesquisa tinham níveis saudáveis de cortisol. Um ano depois das plantações terem sido feitas, o percentual subiu para 53%. Além disso, os níveis de estresse diminuíram em 6%. Comparativamente falando, isso significa que incluir algumas plantas em um jardim vazio pode reduzir seus níveis de estresse da mesma forma que oito sessões semanais de meditação.

Jardim automático permite que você cultive até 76 plantas dentro de casa

Os depoimentos pessoais também foram impressionantes: 52% dos participantes disseram que o quintal mais verde havia os deixado mais felizes e 40% afirmaram que ficaram mais relaxados. Mais de um quarto deles afirmaram que as plantas os fizeram ficar mais próximos da natureza. 

Os dados de redução de estresse são surpreendentes, pois encontramos uma resposta tão significativa com apenas um número relativamente pequeno de plantas. Agora sabemos que o acesso até mesmo a uma pequena parte da natureza tem efeitos benéficos para nossa saúde”, explica a doutora Lauriane Suyin Chalmin-Pui, que liderou a pesquisa. 

Ele tem uma horta na laje de casa com mais de 150 espécies de plantas

Agora podemos evidenciar a necessidade vital de incorporar plantas em nossos jardins frontais e espaços domésticos. Isso exigirá uma mudança na forma como criamos estratégias, projetamos, planejamos e construímos nossos espaços residenciais”, completou.

Bem estar causado pela proximidade com o verde pode ajudar o corpo da mesma forma que oito sessões semanais de meditação.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os deslumbrantes vestígios laranja neon de uma estrela morta capturados pela NASA